Shalom

Diácono Vitor Aragão: ‘Meu sacerdócio foi gerado no meio dos jovens e para os jovens!’

Quatro diáconos da Comunidade Shalom serão ordenados sacerdotes na Arquidiocese de Fortaleza. Confira testemunho de um deles.

comshalom

Dia 19 de janeiro de 2007, Acampamento de Jovens Shalom, fim de tarde, cerca de 17h00, no salão vermelho da Fazenda Guarany recebi o abraço do Pai que me amava e há muito tempo esperava por mim. É aqui que inicia o meu chamado ao sacerdócio: em uma efusão no Espírito Santo, aos meus 15 anos, uma experiência do abraço do Pai das misericórdias que me amou abundantemente desde toda a eternidade e, cheio de compaixão, se entregou por mim.

Vindo de uma família católica desde pequeno era comum ter sacerdotes amigos da família e de algum modo isto foi algo muito importante! Admirava a alegria e a vida ofertada daqueles homens. De modo muito espontâneo e por razões bem ingênuas comecei a dizer que queria ser padre logo no início da minha infância! Mal sabia eu que aquela brincadeira de criança era uma profecia sobre o que Deus tinha reservado para mim desde sempre. 

Passado este momento da infância e entrando na adolescência a brincadeira passou e comecei a seguir a vida normal de qualquer jovem: estudos, amizades, sonhos, namoros, algumas festas e, apesar de me sentir muito feliz, parecia que me faltava algo… Um vazio algumas vezes me invadia! Na Crisma que fiz no Shalom da Paz em Fortaleza me sentia descobrindo Deus de modo novo e maravilhoso porém, me faltavam forças para me decidir por Ele. 

‘Deus queria mais’

Passou a Crisma, vieram as férias e, já tendo recebido o convite antes para o Acamps, no meio de uma festa que eu não conseguia aproveitar, me veio uma saudade de Deus naquela madrugada! Que saudade do Senhor! Que saudade de fechar os olhos e O encontrar. A vida precisava ser mais! Mais do que a vida normal, uma felicidade feita de momentos felizes… Precisava existir mais! E, neste movimento, escolhi ir para o acampamento. Alí, naqueles 6 dias de evento tudo mudou, minha vida não poderia mais ser a mesma e, por misericórdia, me tornei um amigo de Deus! Pura graça de um Deus determinado e apaixonado por mim.

Fui em frente no grupo de oração, ministério, com um único objetivo: ser de Deus, buscar a santidade! Porém Deus queria mais… Tinha me criado para ser seu servo! Tudo começou com uma passagem que li: “Jesus olhou para a multidão e se encheu de compaixão porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas sem pastor” (MT 9, 36). Lembrei dos meus amigos e de tantos jovens que não conheciam o Amor! E comecei a evangelizar no colégio. Mas Deus queria mais!

‘Por que Eu não poderia chamar também você para ser padre?!’

No fim do terceiro ano do ensino médio fui convidado por um amigo para a ordenação sacerdotal do Padre Denys e senti vergonha de dizer que não, afinal, eu que tinha chamado aquele amigo para o Shalom! De farda do colégio fui para o Shalom da Paz e no meio da multidão encontrei o Saulo (hoje Padre Saulo) e ficamos na frente da mangueira participando daquela celebração. Eu nunca tinha visto uma ordenação e naquele momento gritava dentro de mim a voz de Deus que me dizia: “por que eu não poderia chamar também você para ser padre?!“. Nunca me esqueço daquele dia. Abri o coração e, junto com o chamado a Comunidade de Vida passei a me sentir também profundamente chamado ao sacerdócio.

Jovens: bálsamo da vontade de Deus 

Aos 18 anos deixei a casa dos meus pais, a faculdade de engenharia civil, minha terra, sonhos e projetos, tantos amigos pelo amor à vontade de Deus que me chamava para ser seu missionário como Comunidade de Vida Shalom! 

Fui então em missão para Salvador (BA), depois discipulado de Quixadá (CE) e chegando ao Rio de Janeiro em 2012 Deus começou a inquietar muito meu coração com aquele chamado ao sacerdócio. Para mim não era fácil deixar o Rio, uma missão que eu amava, o apostolado com os jovens e tive muitas dúvidas se era esse o passo e se era aquele o tempo. 

Depois de uma reciclagem em que recebi muitos sinais, fiz uma vigília e pedi uma palavra a Deus e Ele me deu Jesus no Getsêmani: “que não seja feita a minha, mas a tua vontade, ó Pai” (Lc 22,42). Enviei a carta e veio a resposta de que eu havia ingressado e que era enviado para a Diaconia Geral para servir na Assessoria Jovem!

Foram 7 anos morando na Diaconia Geral e servindo na Assessoria Jovem entre os estudos de filosofia e estágio pastoral. Posso dizer que meu sacerdócio foi gerado no meio dos jovens e para os jovens! As crises dos primeiros tempos e as inevitáveis dúvidas de quem está em um processo de discernimento se transformaram em um mistério da união dos corações e das vontades… Um mistério de eleição e misericórdia! Deus foi vencendo e os jovens foram um bálsamo e uma força que me arrastou sempre para a vontade de Deus!

Descoberta de um mistério

Os primeiros anos se passaram e chegou o tempo de partir em missão e estudar teologia em Roma na Itália. Que graça! Os estudos, a evangelização dos jovens no Centro Internacional dos Jovens São Lourenço, os irmãos da comunidade, a beleza da Igreja e de tantas outras vocações, o povo italiano, os santos! Quanta beleza! Foi no meio do povo italiano que vivi meus votos perpétuos no celibato em 2022 e também se desvendava diante de mim o mistério do meu sacerdócio: ser um ministro da misericórdia de Deus para com os jovens, os pobres, as famílias e todos os homens e mulheres que precisam de Deus!

Depois destes 3 anos em Roma fui enviado para Fortaleza para servir a comunidade na Coordenação Apostólica com a evangelização na casa mãe “Shalom da Paz”. A experiência é de um verdadeiro alargar do coração para que a multidão sedenta possa encontrar na minha oferta o próprio Jesus! Aqui fui ordenado diácono e no próximo dia 22 de dezembro serei ordenado sacerdote.

No fim deste processo vivo a alegria da vitória de Deus que vence sempre! Quanto a mim, sou um pobre instrumento nas suas mãos, recebo um dom imerecido e no meu coração é ardente o desejo de dar tudo ao Senhor. Terei a oportunidade de também celebrar e confessar os jovens em janeiro deste ano no mesmo acampamento que transformou a minha vida 17 anos depois para dar de graça, agora como padre, o que de graça eu recebi!

Deus os abençoe! Rezem por nós!

Em Jesus e Maria,

Diácono Vitor Aragão de Carvalho

Confira também | Diácono Evandro Meneses: um caminho sacerdotal despertado ainda na infância

Serviço

Missa de Ordenação Presbiteral Arquidiocese de Fortaleza 2023

Data: 22 de dezembro 2023
Hora: 19h
Saiba mais sobre os seminaristas da Comunidade Shalom @seminaristashalom

Transmissão ao vivo: 
Canal da Arquidiocese de Fortaleza 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.