O Pai, que nos dá o Filho, que nos dá ao filho, com Ele nos dá todas as coisas, todas as riquezas do Amor. Nós, que fomos dados ao Filho, que recebemos o Filho, Nele, com Ele e por Ele, o damos ao Pai na humanidade redimida do Filho que se entrega.
O Filho, que recebe do Pai o próprio Pai e com Ele todas as coisas, oferta-se a nós inteiramente e, consigo nos dá o Pai, pois Ele e o Pai são um e Sua humanidade e divindade, na Encarnação, são uma só Pessoa. Ele eleva nossa humanidade a sentar-se à direita do Pai.
Em nossa concupiscência, fraqueza e pequenez, não temos como nos entregar, como nos uniu ao Pai e ao Filho. Pai e Filho, então, nos enviam o Espírito, ofertam-se a nós, inteiramente no Santo Espírito que continua em nós a pedagogia tão simples e elevada do amor. Age em nós com o poder do Amor da Trindade para que em nós, como em Deus, tudo seja oferta irrestrita e ilimitada de Amor. Ao Pai, ao Filho, ao irmão, que é o Filho.
O Espírito que nos é dado nessa lógica do amor da Trindade age poderosamente em nós para que, fechando o ciclo do amor, nos entreguemos ao Pai no Filho que vive nos que sofrem por não conhece-los, que padece fome, sede, nudez, privação de liberdade física e interior.
O espírito ofertado a nós pelo Pai a o Filho, nos leva a nos ofertar e em nós se oferta ao homem à humanidade- para uni-lo ao Filho e, por Ele, ao Pai, sempre na dinâmica do amor até que Cristo seja tudo em todos ( cf 1Cor 15,28) que todos sejam recapitulados em Cristo (cf Ef1,10 ) e entregues por Ele ao Pai pois não há de perder-se um só dos que o pai entregou ao Cristo.
Maria Emmir Oquendo Nogueira
Cofundadora da Comunidade Católica Shalom
TT @emmiroquendo
FB facebook.com\mariaemmirnogueira
Leia também:
Qual é o segredo do Amor Eterno?