Depois de Dom Robert J. Brennan ,bispo do Brooklyn, o Projeto Juventude para Jesus divulga outra presença eclesial confirmada no Congresso Internacional de Jovens Shalom: Dom Giovane Pereira, bispo de Araguaína em Tocantins e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O clérigo presidirá uma Celebração Eucarística durante o maior encontro da juventude Shalom do mundo inteiro reunida no Centro de Formação Olímpica em Fortaleza-CE, de 10 a 13 de outubro.
Oportunidade de conhecer melhor o Carisma Shalom
O convite para a participação de Dom Giovane no CJS foi iniciativa da Obra Shalom de Araguaína, onde a Comunidade possui Difusão desde 2017.
Em entrevista ao comshalom.org, D. Giovane expressou sua alegria pelo convite a participar do CJS:
“Tenho acompanhado diversas expressões laicais pela Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dentre elas, diversas comunidades novas. Ainda não estive com a Comunidade Shalom, participando de um encontro para poder conhecer melhor o carisma, acredito que essa é a oportunidade. Já estive com Moyses Azevedo, o fundador da Comunidade, em Roma, também conheci o trabalho da comunidade no Shopping do Rio de Janeiro e já presidi celebração eucarística com o núcleo da Comunidade em Araguaína, mas estar num encontro e poder participar da dinâmica, espiritualidade e convivência com a Comunidade shalom é a primeira vez, por isso, o convite veio em bom momento”, revelou Dom Giovane.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Pastor próximo
Para o coordenador da Obra Shalom, Dom Giovane é “um pastor que gosta de caminhar junto as ovelhas que Deus confiou a ele sobretudo no meio da juventude”. Ele ressalta a importância do pastoreio “próximo” do bispo “Nós da Obra Shalom de Araguaína temos a graça de ter a presença e o pastoreio dele, em todos os retiros e seminários que fazemos ele sempre abre um espaço na sua agenda lotada para celebrar conosco”.
Para o clérigo, a atuação da Obra Shalom em Araguaína pode “contribuir muito com a presença da Igreja no meio juvenil e já mostra sinais que poderá contribuir em outros espaços que necessita de uma presença evangelizadora dinâmica, criativa, inovadora“.
Leia também | 7 ensinamentos do Papa Francisco aos jovens peregrinos
Quem é Dom Giovane Pereira Melo?
Nasceu em 16 de janeiro de 1959 em Salinas, na Arquidiocese de Montes Claro, Estado de Minas Gerais. Concluiu seus estudos de seminário em Campo Grande-MS, frequentando o curso de Filosofia na Universidade Católica Dom Bosco e o de Teologia no Instituto Teológico local, obteve a Licenciatura em Teologia Pastoral na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo-SP. Em 24 de março de 1990, ele foi ordenado sacerdote e incardinado na Diocese de Rondonópolis.
Exerceu os seguintes cargos: Vigário Paroquial do Bom Pastor em Rondonópolis-MT e de Sant’Ana na Chapada do Guimarães-MS; Coordenador da Pastoral Diocesana; Pároco de Nossa Senhora Aparecida em Rondonópolis-MT; Reitor do Seminário Maior Jesus Bom Pastor; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; Representante dos Presbíteros e Coordenador do Serviço Vocacional da Região Oeste 2 da CNBB.
Em 4 de março de 2009 foi nomeado Bispo de Tocantinópolis, recebendo a ordenação episcopal no dia 8 de maio seguinte.
Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em 7 de maio de 2019, Dom Giovane foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB. Já em 31 de janeiro de 2023 a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Papa Francisco erigiu a Diocese de Araguaína e nomeou como seu primeiro bispo, Dom Giovane Pereira.
Com informações de Vatican News e CNBB.
Ainda não se inscreveu para o CJS?
Faça a sua inscrição e garanta a sua vaga no maior encontro da juventude Shalom! Ah, e se você está pensando: “Não sou do Shalom, posso participar?” A resposta é SIM! O CJS é aberto a todos que desejam viver uma experiência profunda com o Carisma.
Serviço
Congresso Internacional de Jovens Shalom
Data: 10 a 13 de outubro
Local: Centro de Formação Olímpica (CFO)
Endereço: Av. Alberto Craveiro (Castelão), Fortaleza-CE.
Inscrições: aqui
Instagram: @juventudesh_
Mais informações: comshalom.org/cjs35anos