A Santa Missa, celebrada na manhã do terceiro e último dia do Congresso de Jovens Shalom, foi presidida por Dom Gregório Paixão, Arcebispo de Fortaleza. Durante a celebração, ele acolheu Dom Robert Brennan, bispo do Brooklyn, e Dom Giovane Pereira, bispo de Araguaína e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, que presidiram as missas de sexta e sábado, respectivamente.
Em sua homilia, refletindo sobre o Evangelho de Lucas (Lc 10,17-24), Dom Gregório levou os jovens a meditarem sobre as verdadeiras intenções do jovem do Evangelho e sobre como devemos investir tudo para alcançarmos o verdadeiro tesouro. Ele explicou que o “jovem rico” acreditava que Jesus poderia lhe oferecer mais um tesouro, talvez intelectual, para acumular em suas riquezas, ou até lhe elogiar por sua vida correta.
“Faltava verdadeiramente àquele jovem a presença de Deus, faltava-lhe o olhar misericordioso, a capacidade de enxergar aqueles ao seu redor.”
Dom Gregório alertou que o jovem estava focado apenas em si, em suas conquistas pessoais e nos bens que havia acumulado. O bispo destacou, citando o Papa Francisco, que quando nos preocupamos apenas em preservar o que acumulamos, deixamos de enxergar o próximo. Isso se agrava especialmente quando esse acúmulo se refere ao apego excessivo aos bens materiais, tornando o outro invisível à medida que se alcança um posto elevado. Mesmo conseguindo ver as verdadeiras intenções do jovem, o bispo aponta que a Palavra de Deus nos diz que Jesus o olhou com amor. Jesus amava aquele jovem que estava à sua frente. Ele via nele todas as possibilidades, assim como via em seus apóstolos e discípulos.
Leia também | Ronaldo Pereira e a santidade foram tema do Talk Show do último dia do CJS 2024
No entanto, o bispo explicou que a ânsia do jovem por títulos e riquezas o impedia de perceber que tudo o que buscava era superficial.
“(O jovem) no tesouro do seu egoísmo queria apenas somar e, na cegueira de sua existência, não conseguia ver que tudo o que vivia era superficial.”
Dom Gregório ensinou que Jesus queria mostrar ao jovem que ele precisava olhar para aqueles ao seu lado e entender que o mundo era muito maior do que aquilo que ele possuía.
“Odiar alguém é criar um paraíso onde o outro não existe, mas o que Cristo deseja é que abramos nossos corações para bem alcançar os outros e transformar a sociedade.”
O bispo enfatizou que devemos levar a obra de Deus a todos. E essa obra é alegria, amor, fraternidade e misericórdia, dons que vêm diretamente de Deus. Disse, também, que devemos olhar a todos como Ele olhou o jovem: com amor.
Dom Gregório ainda ressaltou que, mesmo que alguém consiga acumular todos os tesouros que o mundo oferece, se não se abrir à graça de Deus e às oportunidades de fazer o bem, não chegará a lugar algum. Perder-se-á nesta vida e não herdará a vida eterna.
Por fim, ele ensinou que, hoje, o Senhor nos pede para compartilhar o tesouro de Deus e levar a todos os homens a Sua graça e misericórdia. Dessa forma, a vida de Deus transformará cada parte de nossas vidas, cessando as guerras e gerando o verdadeiro amor na vida de todos, pela força de Sua graça.
Confira a pequena parábola, inspirada em Santo Antônio, que Dom Gregório usou para exemplificar a importância de cultivar um bom tesouro:
Ver essa foto no Instagram
Onde seu tesouro estiver lá estará seu coração!
No Evangelho de hoje, Jesus convida um jovem a deixar tudo o que tem e o seguir. Hoje esse jovem pode ser você. Já pensou em fazer uma experiência de sair da sua rotina e partir em missão?
E se arde em teu peito o desejo missionário, dê um passo de coragem, acesse este formulário e saiba mais detalhes do processo de discernimento do envio missionário na Comunidade Shalom.
Leia também | Como foi escrever a biografia de Ronaldo Pereira?
O CJS continua
Chegamos ao último dia do CJS, mas você ainda pode rever as pregações, as missas, os momentos de oração e as adorações durante um mês através da plataforma de vídeo Shalom Play.
Serviço:
Congresso Internacional de Jovens Shalom
Data: 10 a 13 de outubro
Local: Centro de Formação Olímpica (CFO)
Endereço: Av. Alberto Craveiro (Castelão), Fortaleza-CE.
Inscrições: aqui
Mais informações: comshalom.org/cjs35anos