Igreja

Dom José Antonio: ”O Senhor nos dará tudo o que é bom”

Na preparação para o Natal de Jesus, vivemos o Advento, período marcado pela espera que nos motiva à conversão e a um olhar de fé. Confira o mensagem do Arcebispo de Fortaleza sobre este tempo.

comshalom

Celebrando a Liturgia da Igreja, somos chamados a recomeçar a vida no Advento e no Natal do Senhor. A finalidade da celebração do Ano Litúrgico é colocar a Igreja na dinâmica da ação da graça de Deus que dá sentido e força de transformação à nossa vida e à história humana.

É partindo da celebração da Páscoa de Jesus, como fonte de vida e de luz, que o tempo novo da Ressurreição enche todo o ano com sua graça e claridade. Assim todos os acontecimentos são vividos na realidade do “ano da graça do Senhor” (Lc 4, 19), a presença do Reino de Deus que penetra o tempo da humanidade. Por isso a Páscoa não é simplesmente uma festa entre outras: é a “festa das festas”, “solenidade das solenidades”, como a Eucaristia é o “sacramento dos sacramentos. O mistério da ressurreição, na qual Cristo venceu a morte e derramou com Seu Espírito nova vida no mundo, penetra e supera a rotina do nosso velho tempo com sua poderosa força de vida.

O que é significa celebrar o Natal de Jesus? 

“O Ano Litúrgico é o desdobramento dos diversos aspectos do único Mistério Pascal. Isto vale muito particularmente para as festas em torno do mistério da encarnação (Imaculada Conceição, Anunciação, Advento, Natal, Epifania) que comemoram o começo da nossa salvação e nos comunicam as primícias do Mistério da Páscoa”. (cf. Catecismo da Igreja Católica. 1171)

Estamos celebrando o Natal de Jesus. O que isto significa? São as primícias, primeiros frutos da graça salvadora da Páscoa de Cristo que vai tomando conta da humanidade. Por isto mesmo o Natal é chamado de “Pequena Páscoa”. E como a Páscoa da Ressurreição é preparada pela Quaresma que renova o processo de Iniciação Cristã, o Natal é preparado pelo Advento – tempo de esperança na vinda de Cristo, vinda esta no “hoje” de nossa vida, pois já veio em seu nascimento na carne humana e virá na glória do julgamento final.

O tempo do Advento é propício para despertar a esperança e abrir os corações; e, como lembra muitas vezes a liturgia: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” (Mc 1,3) O Advento é novo chamado à Evangelização.

É tempo de esperar com fé pela colheita

Sem terreno preparado não frutifica a semente lançada. Assim a semente da graça do Reino de Deus não pode frutificar se o terreno da humanidade não se abrir e não cooperar com ela. “A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus. O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.” Sl 84, 11-14.

Estamos retomando a caminhada da celebração anual litúrgica da Igreja. Ela nos convida a este caminho pedagógico de fé e vivência cristã, revivendo em nós e em nossas comunidades, com gestos concretos, o Mistério da Salvação em Cristo Jesus.

Que o Advento e o Natal do Senhor sejam nosso programa pastoral no tempo que é dom da graça de Deus. Recomeça em nós pessoalmente e comunitariamente a fazer-se presente a paternidade de Deus em nossa filiação divina e fraternidade universal de Seus filhos e filhas. E celebramos o Natal vivendo Cristo em nós: a Palavra de Deus que se faz carne e em nós atua pelo Seu Espírito.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 🙏 … Amém … Isso mesmo mesmo Amém … Muito bem Assim Seja … Amém … Que Deus faça Nova todas as coisas em relação a tudo e a todos agora e sempre em nossas Vidas Amém … Á sua Benção Dom José Antonio … Pedido de Oração em especial por mim Liliane Gomes da Rocha que Deus Pai , Deus Filho e Deus Espírito Santo abençoe meus Planos , meus Sonhos e os desejos do meu Coração … E em especial por minha filha Maria Bethânia Gomes da Rocha Soares … Que Deus nos conceda á Graça de um Presente e um Futuro Brilhante … Sim que possamos sermos muito mais que Vitoriosas e Vencedoras … Que seus Anjos juntamente com o nosso Anjo da Guarda fiquem conosco nos guiando e iluminando nossos Passos e Caminhos e estejam sobre todos derredores aonde quer que estejamos … Que á Virgem Maria Santíssima passe sempre á nossa frente e nos cubra com seu Manto Sagrado … Que São Miguel Arcanjo , São Gabriel Arcanjo e São Rafael Arcanjo nos proteja sempre com seus Escudos e suas Espadas … Sim que Deus Pai , Deus Filho e Deus Espírito Santo realize a nós todos os Possíveis e Impossíveis agora e sempre … Amém … Isso mesmo Amém … Muito bem Assim Seja … Amém … 🙏