Institucional

Dom Orani pede que fieis percebam a Igreja de forma universal

comshalom

O cardinalato trouxe ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempestade, um aprimoramento na sua missão. Durante celebração eucarística presidida por ele na Catedral Metropolitana de São Sebastião nesta terça-feira, 25 de fevereiro, Dom Orani destacou que assumiu com o sucessor de Pedro um compromisso que é um serviço universal na Igreja. O arcebispo do Rio de Janeiro foi criado cardeal pelo Papa Francisco durante consistório realizado em Roma no último dia 22 de fevereiro.

O cardeal pediu que os fieis compartilhem com ele essa dimensão da universalidade e catolicidade da Igreja. “Peço que todos compartilhem comigo essa dimensão universal da Igreja”, disse. Ele ressaltou a importância da unidade dentro da Igreja.

Aplaudido por centenas de fiéis, Dom Orani chegou à Catedral na tarde desta terça-feira. Depois de rezar a oração do Angelus, ele presidiu celebração Eucarística concelebrada por todos os bispos auxiliares, eméritos e por bispos do Regional Leste. Durante a celebração, foi entregue a carta pastoral sobre o ano da caridade.

Dom Orani lembrou a acolhida que os cariocas deram aos jovens e ao Papa Francisco durante a JMJ Rio 2013. “Esse acolhimento deixou o Santo Padre feliz. Ele disse que nós somos ladrões porque roubamos o seu coração”, lembrou.

Evangelização e caridade
Durante a homilia, Dom Orani destacou a importância da evangelização para a Igreja. Ele lembrou que o tema da Jornada Mundial da Juventude nos impulsionou a ir e fazer discípulos.

Ele destacou ainda que a arquidiocese vive o ano da caridade.Nós estamos no ano da caridade. “Unidos por causa de Cristo somos chamados a encontrar a verdadeira maneira de servir a humanidade”, ressaltou.

O arcebispo lembrou ainda que o Papa Francisco disse que os novos cardeais deverão configurar sua vida a Cristo e buscar a santidade para estar a serviço.

Ele disse ainda que é preciso pedir a graça da evangelização e da missão e de que como Maria digamos o nosso SIM. “Que essa celebração seja para pedirmos a graça de crescer na evangelização”.

Durante a manhã, Dom Orani esteve com as irmãs missionárias da caridade.

Missa de Acohida Dom Orani em 25 de fevereiro de 2014, na Catedral
Missa de Acohida Dom Orani em 25 de fevereiro de 2014, na Catedral

Foto: Angélica Rocha

Veja matéria em vídeo aqui: http://youtu.be/OIHtre2wzpk


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *