Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização, celebrou domingo (29), a santa missa no Shalom da Paz, na missão de Fortaleza, dando continuidade à programação de sua visita à Comunidade Católica Shalom.
Durante a homilia, traduzida por padre Silvio Scopel, missionário e responsável pela Comunidade Shalom em Fortaleza, Dom Rino destacou para a assembléia presente a importância das bem-aventuranças.
Como a nossa vida cristã está centrada em procurar sempre o Senhor, o bispo enfatizou que neste encontro, de fato, realizamos nossa vida pessoal, “ninguém é capaz de se encontrar com Jesus e permanecer a mesma pessoa, somos transformados pelo evangelho”.
As bem-aventuranças, para quem encontra Jesus, o filho de Deus, são o caminho de toda a vida cristã. Uma só vida, disse o bispo, “ não seria o bastante para vivermos todas as bem-aventuranças, porém podemos tomar somente uma bem-aventurança, aquela que mais nos alcança, mais nos toca e mais reflete em nós e fazer dela nosso projeto de vida”.
“Bem-aventurados os puros, os mansos, os que promovem a paz, os que choram, os misericordiosos e os que consolam, pois quando se encontra Jesus, na verdade, estamos acolhendo e recebendo uma dessas bem-aventuranças. ”
Mas como fazer para que as bem-aventuranças se torne nosso projeto de vida? Segundo São Paulo, ele nos ensina a sermos nós mesmos. Pessoas frágeis e fracas, deixando que a potência de Deus haja em nossa fragilidade. ” Quando nos encontramos na dificuldade de sermos pobres, humildes, mansos ou promotores da paz, diante da nossa limitação, é que nos abrimos para que a potência de Deus se manifeste em nós. ”
O bispo lembrou que Jesus, o filho de Deus, foi o primeiro a realizar as bem-aventuranças, e se faz presente quando estou na dor ou no pranto. “Não mudemos de estrada quando Jesus está em nosso caminho e nem desviemos o nosso olhar quando Ele nos fixa nos olhos. ”
Jesus está sempre conosco e nos acompanha no caminho da vida. Ele nos mostra a nossa felicidade a medida que vamos vivendo a sua palavra.
Dom Rino encerrou a celebração eucarística destacando Nossa Senhora Aparecida, como a primeira cristã que viveu em sua própria existência as bem-aventuranças pregadas por Jesus. “Peçamos a ela a alegria de vivermos sempre encontrando o seu filho, Jesus. ”
O prelado que participou da Vigilia Jovem na Diaconia Geral,sábado (28) e visitou o Projeto Volta Israel no Eusébio, que atua no combate ao uso abusivo de drogas através da evangelização, prevenção e tratamento da dependência química, continua suas atividades hoje (30),onde participa da assembléia geral com os membros da comunidade de vida e aliança no Shalom da Paz.