Notícias

Dom Rosalvo ordena dois novos padres em Itapipoca

A solene ordenação dos dois neo-sacerdotes, Padre Raul Cardoso e Padre Luís Erdegildo, aconteceu na manhã deste sábado, dia 01 de maio, às 9h, presidida por Dom Rosalvo Cordeiro, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora das Mercês, em Itapipoca-CE.

comshalom

Os diáconos Raul Cardoso e Luís Erdegildo foram ordenados sacerdotes, pelas mãos e Oração Consecratória do Bispo diocesano, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Antonio Cavuto, além dos demais sacerdotes da diocese. A solene ordenação aconteceu na manhã do sábado, 1º de maio, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora das Mercês, em Itapipoca-CE, com público limitado devido à pandemia do Covid-19, transmitida pela página da Diocese de Itapipoca no Facebook.

Após a Liturgia da Palavra, aconteceu o rito da Ordenação Presbiteral, que abençoou os novos jovens sacerdotes. Na homilia, Dom Rosalvo, lembrando a festa de São José Operário, citou as virtudes de São José como provedor do sustento e zelador do sagrado na família de Nazaré. Ele ainda afirmou que todo sacerdote e toda pessoa consagrada tem um pouco de São José, pois cuida do que não é seu, mas daquilo que Deus confia. Ele reforçou que o sacerdócio não é privilégio nenhum da parte do ministro ordenado, mas é dom gratuito do próprio Deus. Ao referir-se ao salmo, disse que neste dia eles terão mãos ungidas para servir melhor ao povo de Deus, para poder abençoar, consagrar e santificar.

“Que São José tome conta e interceda por vocês nessa nova missão, para que sejam estimados também pelo exercício do vosso ministério, seja na própria terra, na própria diocese ou qualquer parte, tudo isso porque o amor de Deus está presente em vossos corações,” concluiu o Bispo em preces pelo novo ministério sacerdotal que há poucos minutos iniciaria.

Após a comunhão, em nome de todos os presbíteros, Padre Eugênio pronunciou uma mensagem de acolhida dos dois novos presbíteros da Igreja Diocesana de Itapipoca. Na sequência representando os neo-ordenados, Padre Raul, iniciou suas palavras saudando e agradecendo a cada um, narrou um pouco da sua trajetória e de seu irmão neo-sacerdote e fez uma homenagem especial aos seus formadores do seminário. O jovem sacerdote, próximo de concluir suas palavras, afirmou não haver dia, mês e ano mais oportuno para a ordenação sacerdotal.

“Não teria dia melhor para ser ordenado que no dia do pai de Jesus, no ano dedicado a ele. Não teria tempo melhor que o mês dedicado à Mãe de Jesus na casa dela. Não teria momento mais oportuno para nos configurarmos ao Coração do Filho nos sentindo, mais do que nunca, filhos,” expressou Padre Raul.

O bispo emérito desta diocese, Dom Antônio Cavuto, usou da palavra para dirigir-se aos neo-sacerdotes, aos quais acompanhou no período de seu episcopado. Ele lembrou que nas visitas que fazia ao seminário, sempre pedia que fossem padres missionários, despojados, apaixonados por Jesus Cristo, pelo evangelho, pelo Reino e pelo povo de Deus.”Eu peço que vocês não tenham medo de gastar, doar toda a vida de vocês, sua juventude, suas energias, suas capacidades, seus talentos para o serviço ao povo de Deus sendo, como diz o Papa Francisco, pastores com o cheiro das ovelhas,” reforçou o bispo e religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Antes da benção final, Dom Rosalvo anunciou que estenderia a benção e a gratidão à Igreja da Amazônia, que de agora se preparará para acolher o Padre Luís Erdegildo.

Padre Luís Erdegildo

Luís Erdegildo Rodrigues de Sousa, terceiro filho do casal Luiz Ribeiro de Sousa e Maria Cleurismar Rodrigues de Sousa (in memoriam), nasceu no dia 23 de janeiro de 1994 em Tejuçuoca-CE. Em 29 de junho do mesmo ano, aos seis meses de vida, recebeu o sacramento do Batismo na Igreja Matriz São Pedro em Tejuçuoca, sendo oficiante o Padre Clayton de Lima Teles, e seus padrinhos: o casal Benedito Matos e Maria Aurineide (vela) e Rosimeire Santos (apresentar).

Em 25 de julho de 2005, aos 11 anos, recebeu pela primeira vez os sacramentos da Confissão e Eucaristia na capela São Judas Tadeu em Riacho das Pedras II/General Sampaio, das mãos do Padre João Batista Lourenço. Em 02 de agosto de 2008, aos 15 anos, recebeu o sacramento da Confirmação na Igreja Sagrado Coração de Jesus na Sede, das mãos de Dom Antonio Roberto Cavuto, sendo seu padrinho o sr. Pedro Aurélio.

Em 2010, fez o vocacional na Ordem dos Frades Menores [de Canindé]; neste mesmo ano e no ano seguinte (2011), ingressou no vocacional da Diocese de Itapipoca. Desde muito cedo engajado e dedicado às coisas da Igreja, na adolescência e início da juventude serviu à sua comunidade como catequista, membro do Conselho Pastoral, assessor da Infância Missionária, celebrante e missionário.

Padre Raul Cardoso

Raul Cardoso Gomes da Siva, segundo filho do casal Antonio Gomes da Silva, o Salezio (in memoriam) e Sandra Suele Cardoso Bizerra Gomes, nasceu no dia 30 de novembro de 1989 em Jabaquara-SP. Em 10 de março de 1991, com um ano e três meses de vida, recebeu o sacramento do Batismo na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Jardim Pedreira em Santo Amaro, sendo oficiante o Padre Marco Tojui, e seus padrinhos: o casal Francisco José Teles Pinto e Ana Marly Cardoso Pinto (vela) e Ana Suelen Cardoso Bezerra (de apresentar).

Em 03 de dezembro de 1999, aos 10 anos, recebeu pela primeira vez os sacramento da Confissão pelo padre Neto e no dia seguinte a Eucaristia na Matriz da Paróquia São Sebastião em Apuiarés, das mãos do Padre Afonso. Em 12 de junho de 2005, aos 15 anos, recebeu o sacramento da Confirmação na Igreja Matriz de São Sebastião–Apuiarés, das mãos de Dom Benedito Francisco de Albuquerque, sendo seu padrinho o sr. Alípio Neto.

Em 2011, ingressou no vocacional da Diocese de Itapipoca. Também desde muito cedo engajado e dedicado às coisas da Igreja, quando criança na Infância Missionária e posteriormente Juventude Missionária, ademais membro do grupo Corrente Envolvente (Projeto TABOR), da Pastoral da Juventude, do grupo de teatro Vida e Arte, do Terço dos Homens e da Pastoral de Liturgia.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *