Cresci em uma família católica, que, graças a Deus, me educou nos valores cristãos e me formou para uma vida voltada a honestidade e retidão. Desde a infância, fui incentivado a dar valor aos estudos e a ter uma boa profissão e constituir uma família, como toda família normal e cristã. Quando criança, tive muitos sonhos de poder ajudar a humanidade de alguma forma, principalmente os pobres e os doentes.
No decorrer da juventude comecei, concretamente, a pensar no que eu poderia ser para realizar esse sonho. Foi quando pensei em fazer medicina que, a meu ver, seria um bom instrumento para poder ajudar aqueles que mais precisassem. Prestei o vestibular e, na segunda tentativa, consegui ingressar na universidade. Estava muito feliz e realizado, vendo nesta profissão a possibilidade de ajudar a muitos, e a poder fazer planos para formar uma boa família e dar boa educação para meus futuros filhos.
Quando estava no segundo ano do curso fui convidado para um retiro, onde tive uma profunda experiência com Deus, algo que nunca tinha experimentado antes. A partir daí, comecei a participar de uma Comunidade de jovens e descobri ali uma nova forma de ajudar os que precisavam. Quanto mais eu rezava e evangelizava, mais sentia um ardente chamado para algo diferente, mas não sabia o que era. Cheguei a pensar no sacerdócio, mas logo deixei de lado, pois achava que aquilo não era pra mim. Foi quando tive contato com a Comunidade Católica Shalom e comecei a vislumbrar uma nova forma de vida.
Em meio a tudo isso, me formei em medicina e trabalhei alguns anos, sempre tendo os pobres como o alvo de todo o meu investimento. Depois de rezar muito e ver que meu coração ainda estava inquieto, mesmo depois de conquistar quase todos os meu sonhos, percebi que o Senhor tinha um chamado específico para mim. Resolvi fazer uma experiência na Comunidade Shalom e lá encontrei todas as respostas para as minhas inquietações e questionamentos.
Ingressei na Comunidade de Vida e nela vivo a grande alegria de dar toda a minha vida em favor dos que necessitam encontrar o que encontrei. Depois de um tempo de discernimento e de constante oração descobri, dentro da Comunidade, meu chamado ao sacerdócio. Hoje sou seminarista, cursando o primeiro ano de filosofia, e me sinto um homem realizado, pois sei que estou na Vontade de Deus.
Antes eu ajudava as pessoas a encontrarem a cura do corpo, mas suas almas ainda continuavam doentes. Agora, vejo pessoas sendo curadas na sua alma, e isso é para mim o motivo da minha maior realização. Peço suas orações para que no futuro, para a glória de Deus, eu possa ser um sacerdote para os outros, para os pobres, para os jovens, homens e mulheres que precisam encontrar com verdadeiro Médico: Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!
Pedro Lourenço
seminarista* e missionário da Comunidade de Vida – Comunidade Católica Shalom
*A formação e o acompanhamento dos seminaristas são promovidos por benfeitores que contribuem financeiramente e por meio da intercessão. Envie um e-mail para seminaristas@comshalom.org ou curta a fanpage Seminaristas Shalom no Facebook e saiba como ajudar.