Institucional

Via-Sacra é apresentada no Retiro de Semana Santa

comshalom

IMG_0343Durante a manhã desta Sexta-feira Santa no Retiro promovido pela Comunidade Católica Shalom foi apresentada uma Via-Sacra oracional, adaptada de São Josemaria Escrivá. Durante os 14 atos, dança, música e orações convidavam o público a recordar os últimos momentos da vida de Jesus. Aproximadamente 30 pessoas estiveram envolvidas entre a produção e a encenação.

Baseada na mensagem para a Quaresma escrita pelo Papa Francisco onde se fala sobre os “muros da indiferença”, a apresentação continha um coro que acompanhava Jesus durante todo o seu percurso até a sua morte de cruz. Estes seguidores ora sentiam compaixão, ora eram indiferentes ao sofrimento de Cristo, representando a oscilação do coração do homem diante da vontade de Deus.

A Via-Sacra começa a partir do julgamento e condenação de Pilatos e termina com o corpo de Cristo sendo levado ao Sepulcro. Em diversos atos, momentos de meditação eram realizados auxiliando o público a adentrar no sentido da Sexta-feira da Paixão e unir-se as dores de Jesus e Maria.IMG_0396

Com um roteiro e direção feito por Maria Neide, os atores estiveram ensaiando durante um mês para a apresentação. A produção do figurino foi realizada por Mirian Bandeira, os atores trajavam roupas de época. Entre os atos, canções eram entoadas seguidas por danças. A produção musical ficou por conta de Beatriz Cavalcante e a dança por Aryana Fidelis.

Após a apresentação da Via-Sacra, os participantes do Retiro de Semana Santa dirigiram-se para a Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde participaram da Celebração da Paixão e Morte do Senhor presidida pelo arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, seguida da tradicional procissão do Senhor Morto e o beijo da Cruz.

Por Mayara Raulino


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *