Em muitas ocasiões, os pais decidem dizer “não” aos filhos, quando pedem um doce ou brinquedo, mas depois acabam cedendo diante das súplicas, sem importar qual foi a decisão final tomada pelo bem dos pequenos. É preciso levar em consideração que, ao invés de prejudicar as crianças ou torná-las infelizes, dizer “não” pode ajudá-las a desenvolver seu caráter.
As pessoas podem pensar que, dando aos seus filhos tudo o que querem, estão lhes fazendo um bem, mas isso não é verdade, já que, quando os filhos crescem, descobrem que não podem ter tudo na vida e que, algumas vezes, é preciso resignar-se a não ter o que se deseja.
Apresentamos, a seguir, algumas razões pelas quais os pais precisam saber dizer “não” aos filhos:
1. É necessário que os filhos saibam que não podem ter tudo e que fazer birra não é a melhor maneira de conseguir as coisas. Assim, quando forem adultos e perceberem que não podem obter algo, seu mundo não vai desmoronar.
2. Os filhos precisam entender que as coisas têm um preço e que, se querem obter determinados favores ou presentes que não são tão necessários, devem ter certas atitudes ou destacar-se em diversos âmbitos da vida.
3. Quando as crianças não querem cumprir suas responsabilidades e tentam que os pais o façam por elas, é importantes dizer “não”; dessa maneira, os filhos aprendem a ser úteis, a se virar sozinhos e construir uma autoestima apropriada.
4. Dizer “não” aos filhos pode ser apropriado porque com isso eles adquirem determinação e segurança; assim, quando alguém lhes disser algo com o qual não concordam, terão a força necessária para dizer “não” também.
5. É preciso que as crianças adquiram uma boa disciplina, já que esta se encarrega de potencializar a inteligência. Quando os filhos pedirem para realizar outras atividades antes de ter terminado a tarefa escolar, por exemplo, é importante dizer “não”, para que aprendam a ser pessoas responsáveis e desenvolvam seu potencial.
6. Para que o “não” proporcione o resultado desejado, é importante explicar aos pequenos o porquê da negação; as crianças não precisam concordar com ela, mas entender que há argumentos por trás de cada “não” dado pelos pais.
7. É apropriado dizer “não” quando os filhos estiverem prejudicando outras pessoas, já que, dessa maneira, eles saberão que não é correto e poderão se relacionar de maneira adequada.
8. Os pais precisam dizer “não” aos filhos para estabelecer limites, fazendo-lhes entender o que podem e o que não podem fazer.
9. É correto dizer “não” aos filhos quando queiram realizar alguma atividade que coloca sua segurança em risco, quando estão se tornando caprichosos ou quando seu comportamento prejudica outras pessoas.