Sem Categoria

Gratidão a todos os padres que, neste tempo, não se detém às paredes

“A sede e a saudade de Cristo Eucarístico faz com que cada momento vivido seja um grito ecoado da alma, um clamor pela Paz”

comshalom

Fazemos parte de um país no qual somos livres para expressar nossa fé, onde há um sacerdote, ali se encontra a graça da Santa Missa, da Sagrada Eucaristia, mas bastou um vírus desconhecido chegar… sim! Um pequeno vírus para nos levar a mudar toda a rotina. Tenho vivenciado a graça de poder participar da Eucaristia diariamente a quase 1 ano, e quando recebi a notícia de que as missas estavam suspensas, o primeiro pensamento foi: “Meu Jesus, estão te tirando de mim!” Veio junto uma sensação de: “E agora, como se dará isto?”

Aos poucos fui me despertando para este tempo que toda a humanidade sofre, me colocando diante da possibilidade de não parar em mim mesma e nem no meu egoísmo… Então Deus foi abrindo meus olhos pude contemplar a graça de pertencer a Igreja de Cristo, vendo tantos sacerdotes se disponibilizando a celebrar missas online, e fui acompanhando… Instagram, Facebook, YouTube… Meu Deus! A graça de me permitir ser alcançada, de estar perto… E, de fato, de poder estar Contigo pela comunhão espiritual.

Sim, eu miserável. Pensando tão pequeno em um templo de alvenaria e Deus zelando por meu templo espiritual. Meu coração me ensinando que onde houver um sacerdote que se digne celebrar e comungar por todos nós, lá estaremos, pois somos a Igreja que, em sua essência, é o corpo Místico de Cristo. Como não ser alcançada pela comunhão de tantos sacerdotes que o fazem por nós? E sim, Cristo é a cabeça e todos nós somos membros de seu corpo; se um comunga todos nós estamos em comunhão.

As circunstâncias pedem afastamento físico, mas a alma, ah… a alma! Esta se une a toda humanidade em cada Celebração, em cada oração… Poder sentar diante da TV, celular ou notebook e estar conectado a um canal (ou rede social) que está transmitindo a missa, e saber que comigo estão tantos outros com a mesma sede e saudade de Cristo Eucarístico, faz com que cada momento vivido seja um grito ecoado da alma um clamor pela Paz, pelo Shalom do Pai para toda humanidade, para que tão logo possamos nos juntar em um grande encontro onde, de maneira concreta ao redor da mesa, possamos unir nossas orações, e receber sacramentalmente o próprio Cristo, na Santa Comunhão.

Enquanto isso, ecoa no coração e nas orações as palavras do Santo Padre, o Papa, do último dia 27, na bênção Urbi et Orbi, quando em sua homilia, nos presenteou com palavras tão sábias: “Ninguém se salva só!” Nestes tempos, a Salvação chega a nós por meio de cada irmão sacerdote que se dispõe a nos unir a Cristo em sua vocação, e enquanto isto durar, que em meu coração e no coração de todos os que estão com a mesma saudade, possa ecoar um clamor: “Uno-me inteiramente a Vós, não consintais que de Vós jamais me aparte!”

Gratidão a todos os padres que, neste tempo, não se detém às paredes de concreto e nos levam até às Santas Missas e a tudo mais que a Igreja nos proporciona, através dos meios de comunicação e das redes sociais. Em meio a densas trevas e noites tempestuosas, fixemos sem temor o olhar em Cristo, nosso comandante, acolhendo a graça de estarmos nesta barca, na Igreja Católica Apostólica Romana.

Cristiane Silva Freitas, Comunidade de Aliança.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.