Na segunda-feira (23), os diáconos Jean Fernandes e Leonardo Donelles, membros da Comunidade de Vida Shalom serão ordenados sacerdotes na Arquidiocese de Fortaleza. Confira a seguir o testemunho do diácono Leonardo Donelles:
“Tendo amado os seus, amou-os até o fim” Jo 13,1
Foi essa a frase escolhida como rhema para a minha ordenação diaconal, que aconteceu em 5 de julho deste ano. Ela introduz o lava-pés, revelando o coração de toda a obra de Jesus. Começo testemunhando sobre minha vocação ao sacerdócio com este versículo, pois foi este amor o princípio, o meio e o fim da minha caminhada como seminarista.
Comecei a estudar Filosofia em 2003, depois de ter lido em minha história este belo chamado. Pouca não foi a luta no meu interior, ao perceber minha fraqueza e juventude diante de um chamado que não estava no “script” dos meus projetos e planos. Antes, pensava em casar e constituir uma família. Mas, como diz o profeta Jeremias: Ele “foi mais forte que eu”, me convencendo de que essa era a Sua Vontade e, portanto “meu lugar”, o lugar que Ele preparou para mim. Viver a paternidade espiritual pelo dom do sacerdócio.
Estudei um ano no seminário de Fortaleza e em seguida fui enviado pela Comunidade para Toulon, na França. Lá, tive de aprender o francês e recomeçar a filosofia. Foi um tempo em que Deus foi purificando o meu chamado para que fosse mais livre. Passei dois anos de estágio pastoral na missão do Shalom em Avignon, onde pude retomar a vivência normal dos horários, da vida comunitária e apostólica. Chamo esse tempo de “Transfiguração”, pois recebi a força para continuar e renovar a alegria de ser Shalom, antes de tudo. Voltei para Toulon onde estudei também a Teologia. Nesses últimos anos, o Senhor, pela Comunidade, me ajudou a estar mais consciente de quem eu sou e de que Ele me chama a dar uma resposta gratuita, como gratuito é o Seu Amor.
Em 2012, voltei ao Brasil para morar na Diaconia, o coração da Obra. Nesse último ano antes, da ordenação diaconal, entendi que Deus me colocou no Ventre de Maria para ” nascer do alto”. Hoje, testemunho as muitas maravilhas que o Senhor fez e faz em minha vida.
Bendito seja Deus por ter me escolhido para ser alegre instrumento de Seu Amor e de Sua misericórdia! Agradeço também a todos que me ajudaram a acolher de Deus esta graça para uma feliz oferta de amor. Ecoa ainda dentro de mim o Salmo cantado na hora da vestição da estola e da dalmática: “Felizes, Senhor, os que habitam em vossa casa!” Partilho com você esta felicidade que é servir a Deus neste caminho para o Sacerdócio! Muito Obrigado!
Diácono Leonardo Donelles
*O Shalom conta atualmente com 47 membros em formação para o sacerdócio. A formação e o acompanhamento dos seminaristas são promovidos por benfeitores que contribuem financeiramente e por meio da intercessão. Envie um e-mail para seminaristas@comshalom.org ou curta a fanpage Seminaristas Shalom e saiba como ajudar.