O Ceu Cidade Dutra presenciou uma grande ação no último domingo (22). O Projeto Artes da Missão Santo Amaro trouxe a alegria do espetáculo “Em Busca de Um Lugar” e abriu as vias para a esperança e paz nesse tempo do Advento, em preparação para o Natal. Com uma plateia lotada e irmãos cheios de amor em sua oferta, a arte anunciou o Belo com muita emoção.
Iniciando pelas colinas da Galiléia, em Israel, o povo esperava o Rei dos Profetas e não imaginava de quais locais improváveis a Salvação surgiria. O encontro de Miryam e Yoseph mostram a fé, tradição e a concretização das promessas de Deus. Em meio aos mistérios, anúncios e exultações, a performance apresenta com maestria e de forma poética o nascimento de Cristo.
“Eu sempre costumo dizer que o musical é bastante pedagógico, seja pra quem assiste, porque acompanha a história de José, Maria, os Reis Magos, ou por conta dos bastidores”, revela o escritor desse teatro Erlison Galvão. Ele esteve presente na apresentação que desenvolveu há 10 anos atrás.
“Quem está ali trabalhando, muitas vezes nunca teve uma experiência de teatro musical e pode tocar e viver uma realidade incrível que só a arte proporciona”, ele também afirma. O artista revela que a mensagem principal dessa apresentação é a esperança!
A providência nos leva a entrar em sintonia com a espiritualidade da Igreja, que se prepara nesse advento para o Jubileu de 2025. Como Peregrinos da Esperança, anunciamos a paz que passa por essa promessa de no caminho ir colhendo as graças e seguindo essa luz que nos leva em comunhão ao Criador. Acompanhar o musical é enxergar a história que meditamos diariamente e que nos dá o verdadeiro sentido para a vida.
“Me impactou ver o itinerário desde as gerações passadas até o nascimento de Jesus, todos confiantes no cumprimento da promessa, esperando a chegada do menino. Também me impressionou muito ver a postura dos artistas todos alegres, simples. Nos remete a profunda graça que o menino Jesus nos traz neste Natal”, afirma a participante Vitória.
Acompanhar cada detalhe da narrativa nos conduziu a essa busca, seguidos por uma estrela que representa a luz em meio a tantas escuridões que de fato nos confundem no caminho de santidade. São diversas interpretações e meditações possíveis dentro do espetáculo, mas o Amor é a resposta que está clara a todos. Esse foi o maior impacto para o diretor do musical e coordenador do Projeto Artes na Missão. André Correia.
“Meu coração não cabe de tanta alegria, de ver realmente um milagre acontecer no palco, no meio do elenco, diante de tanto esforço. batalhas, mas vencemos porque a galera teve uma experiência com o Amor de Deus e é isso que basta, o sentido do verdadeiro Natal”, afirma o missionário da Comunidade de Aliança com promessas definitivas.
A primeira produtora do musical Greice, se alegra ao ver a generosidade de Deus com a apresentação em Santo Amaro. Ela reflete que após 10 anos de ter idealizado e concretizado a produção junto de Erlison, eles podem contemplar esses frutos assistindo da plateia e acolhendo as maravilhas desse anúncio.
“Ele fecunda para sempre aquela frase linda que a gente sabe que ‘uma oferta bem feita ecoa na eternidade’ então para mim é um sinal de que meu sim pode alcançar a vida de tanta gente”, ela revela. “É um mix de emoções, de alegria, de generosidade, de perceber crianças que eu conheci no ventre da mãe dez anos atrás hoje aqui no palco representando tão bem”, diz Greice agradecendo profundamente por essa experiência.
Através da arte, a glória de Deus foi manifestada pela oferta dos irmãos que decididamente se empenharam em apresentar e cuidar tão bem dessa performance. “Em Busca De Um Lugar” acalentou os corações com a luz que leva ao Menino Jesus, dando sentido a ser Peregrinos da Esperança e com força para anunciar aquele que nos Salvou com seu amor e entrega.
Escrita e produção por
Isabella Rocha
Rafaela Carneiro
Larissa Oliveira