Formação

Em meio ao deserto, encontrar a alegria de ser salvo

Começamos hoje uma pequena série sobre o caminho que passa pela aridez rumo à vida nova.

comshalom

Desde 2021, Deus tem nos falado a respeito da grande procissão na qual toda a Comunidade Shalom se encontra. No retiro de escuta do Conselho Geral da Comunidade daquele ano, o Senhor nos dava a visão de uma grande procissão: 

A imagem era a do Esposo Eucarístico, saindo da capela da Diaconia (…) e formando atrás Dele uma grande procissão com celibatários, casais, crianças, famílias e sacerdotes. (…) Juntamente com a Comunidade de Vida e Aliança, toda a Obra, os jovens, os pobres, os grupos de oração, os ministérios (…) Com eles, vinha também toda a humanidade, todos aqueles a quem somos enviados, todos em saída, formando uma grande e bela procissão atrás do Esposo Eucarístico. Atrás de Jesus Eucarístico, Nossa Senhora, toda pequena (…) com seu manto cobrindo toda aquela procissão, todo aquele povo, uma multidão cheia de alegria e de júbilo 

Como tema para o retiro quaresmal deste ano, o Senhor nos inspirou a irmos “do deserto à Ressurreição”, tema este que sugere que seguimos em caminhada. Como sempre nos recorda o fundador da nossa Comunidade, Moysés Azevedo, somos “um povo em movimento”, não pessoas paralisadas em sua própria vida e em seus próprios problemas, mas somos parte de uma “Igreja em saída”, como também diz o Papa Francisco.  

Um povo em movimento

Em suma, somos um povo que, a partir de uma forte experiência pessoal com Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz, deseja permanecer em contínuo estado de missão, para ir ao encontro de todos aqueles que o Senhor nos inspirar, distribuindo-lhes a Sua Caridade Divina e anunciando-lhes que “Ele é a nossa Paz” (Ef 2,14). 

E com o tempo da Quaresma, eis que essa grande procissão em que caminhamos chegou outra vez ao deserto. Na Quarta-feira de Cinzas, iniciou-se um grande tempo penitencial para toda a Igreja, no entanto, não nos esqueçamos de que as marcas da “procissão Shalom” são a alegria e o júbilo. Como nos disse Moysés Azevedo, esta procissão não caminha de modo triste ou disperso, pois seus membros: “não iam de qualquer forma. Iam cheios de alegria e júbilo. 

E isso significa que o modo como devemos viver a Quaresma, que é um tempo litúrgico eminentemente penitencial, precisa estar carregado com o sentido da Ressurreição. Como nos recordou recentemente um sacerdote da Comunidade de Vida em sua homilia, a Quaresma existe em função da Páscoa e, em última instância, em vista da Ressurreição, da vida eterna e da perfeita alegria do céu. 

Tempo de renovação

É certo que caminhamos em meio ao deserto, o que significa um tempo de grande silêncio, penitência e purificação. Em uma linguagem bíblica, nos vestimos de púrpura, rasgamos o nosso coração e aplicamos cinzas sobre nossas cabeças. Em uma linguagem própria dos membros da Comunidade Shalom, é tempo de “chorarmos os nossos pecados.” A própria Liturgia nos auxilia a adentrar nessa atmosfera penitencial por meio da sobriedade dos cânticos, cores, ornamentação e paramentos, no entanto, a obra de conversão que Deus realiza em nós deve também encher o nosso coração de júbilo, como pede o salmista ao recitar o Miserere: “Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria” e “Dai-me de novo a alegria de ser salvo” (Sl 50).

Assim, podemos dizer que mesmo estando em uma caminhada penitencial, não há contradição em trilhá-la com alegria. Não caminhamos com um espírito taciturno, mas feliz, pois desde agora podemos vislumbrar a imensa alegria que nos espera ao final dessa grande procissão, que é o encontro com o próprio Deus, como nos disse Moysés Azevedo: “Essa procissão é um caminho de felicidade para espalhá-lo no mundo. Ser Shalom é isso. ‘É feliz quem ouve a minha voz’. Nós, que ouvimos essa voz e nos deixamos interpelar e incendiar por ela, somos felizes! Somos felizes na medida em que escutamos essa voz, na medida em que saímos de nós mesmos, que entramos nessa procissão (…) e vamos olhando cheios de alegria a nossa meta: o céu, a eternidade!       

Uma santa Quaresma a todos!

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma

CNPJ: 07.044.456/0001-00  |  Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5  | Ag. 1369-2


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.