No início de outubro, a cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira, concedeu na Diaconia Geral, em Aquiraz –CE, entrevista ao jornal da capital cearense O POVO. Na entrevista, Emmir aborda vários assuntos como: convenção Shalom 35 anos, missão, vocação, família e os encontros com os papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
Para acompanhar na íntegra e saber mais detalhes sobre a reportagem basta acessar o link: https://www.opovo.com.br/jornal/paginasazuis/2017/12/emmir-nogueira-uma-vida-a-servico-da-evangelizacao.html
Perfil
Maria Emmir Oquendo Nogueira é cofundadora e formadora geral da Comunidade Católica Shalom.
Casada e mãe de quatro filhos, nasceu em Fortaleza (Brasil). Residiu no Rio de Janeiro dos cinco aos vinte anos, devendo sua formação intelectual e religiosa às irmãs lourdinas e ursolinas e, na universidade, aos padres jesuítas. Ao retornar a Fortaleza, formou-se em Letras e especializou-se no ensino de Inglês para estrangeiros, linguística e fonética, como “extended student” da Universidade de Michigan.
Pertencente a uma família católica, nunca se afastou da fé. No entanto, logo após o casamento, em 1973, sua prática religiosa restringia-se à missa dominical até que, em 1976, fez o Cursilho de Cristandade, a convite do esposo, Sérgio Nogueira, que participara do encontro meses antes. Em 1977, ambos fizeram o Seminário de Vida no Espírito Santo e passaram a apoiar os jovens da Arquidiocese de Fortaleza.
A experiência com Deus suscitou também o amor pela oração, pela Palavra e pelos pobres. Aproximou-se do padre jesuíta Felipe Prévost, que se tornou seu diretor espiritual, e do padre Caetano Minette de Tilesse, teólogo da Renovação Carismática conhecido por conta de sua atuação no bairro Cristo Redentor, em Fortaleza. Ali, Emmir trabalhou com os pobres e aprendeu a abrir-se aos carismas do Espírito Santo.
Em 1978, conheceu Moysés Azevedo no apostolado com os jovens. Tornaram-se grandes amigos, unidos pelo amor ao Senhor que lhes inspiraria, mais tarde, a fundação da Comunidade Católica Shalom, fruto de sonhos partilhados que visavam à evangelização dos jovens e à glória de Deus. Em 1986, ingressou na Comunidade de Vida Shalom, na qual fez promessas definitivas em 2012.
É autora de artigos e livros de espiritualidade, estudos bíblicos e formação humana. Dedica grande parte de seu tempo ao ensino através da mídia e de pregações e conferências no Brasil e em outros países. Reside em Aquiraz, na Diaconia, onde trabalha com a formação geral do Shalom.