Shalom

Emmir Nogueira concede entrevista a jornal local

Na entrevista, Emmir aborda vários assuntos como: convenção Shalom 35 anos, missão, vocação, família e os encontros com os papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

comshalom

No início de outubro, a cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira, concedeu na Diaconia Geral, em Aquiraz –CE, entrevista ao jornal da capital cearense O POVO. Na entrevista, Emmir aborda vários assuntos como:  convenção Shalom 35 anos, missão, vocação, família e os encontros com os papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Para acompanhar na íntegra e saber mais detalhes sobre a reportagem basta acessar o link: https://www.opovo.com.br/jornal/paginasazuis/2017/12/emmir-nogueira-uma-vida-a-servico-da-evangelizacao.html

Perfil

Maria Emmir Oquendo Nogueira é cofundadora e formadora geral da Comunidade Católica Shalom.

Casada e mãe de quatro filhos, nasceu em Fortaleza (Brasil). Residiu no Rio de Janeiro dos cinco aos vinte anos, devendo sua formação intelectual e religiosa às irmãs lourdinas e ursolinas e, na universidade, aos padres jesuítas. Ao retornar a Fortaleza, formou-se em Letras e especializou-se no ensino de Inglês para estrangeiros, linguística e fonética, como “extended student” da Universidade de Michigan.

Pertencente a uma família católica, nunca se afastou da fé. No entanto, logo após o casamento, em 1973, sua prática religiosa restringia-se à missa dominical até que, em 1976, fez o Cursilho de Cristandade, a convite do esposo, Sérgio Nogueira, que participara do encontro meses antes. Em 1977, ambos fizeram o Seminário de Vida no Espírito Santo e passaram a apoiar os jovens da Arquidiocese de Fortaleza.

A experiência com Deus suscitou também o amor pela oração, pela Palavra e pelos pobres. Aproximou-se do padre jesuíta Felipe Prévost, que se tornou seu diretor espiritual, e do padre Caetano Minette de Tilesse, teólogo da Renovação Carismática conhecido por conta de sua atuação no bairro Cristo Redentor, em Fortaleza. Ali, Emmir trabalhou com os pobres e aprendeu a abrir-se aos carismas do Espírito Santo.

Em 1978, conheceu Moysés Azevedo no apostolado com os jovens. Tornaram-se grandes amigos, unidos pelo amor ao Senhor que lhes inspiraria, mais tarde, a fundação da Comunidade Católica Shalom, fruto de sonhos partilhados que visavam à evangelização dos jovens e à glória de Deus. Em 1986, ingressou na Comunidade de Vida Shalom, na qual fez promessas definitivas em 2012.

É autora de artigos e livros de espiritualidade, estudos bíblicos e formação humana. Dedica grande parte de seu tempo ao ensino através da mídia e de pregações e conferências no Brasil e em outros países. Reside em Aquiraz, na Diaconia, onde trabalha com a formação geral do Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *