Notícias

Emmir Nogueira: Deus criou seu coração e colocou-o no centro do mundo

“Precisamos penetrar no mistério do sábado santo através do coração da Virgem Maria”, afirmou a co-fundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira na sua pregação na manhã deste sábado, dando seis pontos a meditar com Nossa Senhora os mistérios deste dia.

comshalom

Na manhã deste sábado (3), dando continuidade ao Retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom, a co-fundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, pregou sobre como Deus criou seu coração e colocou-o no centro do mundo através da Virgem Maria. A consagrada deu seis pontos para amar mais a Virgem Mãe e amando-a, pedir a ela como graça, compreender o mistério deste dia.

Emmir lembrou-nos de que Jesus, quando recém-nascido, foi levado ao templo por Maria e José e lá eles ouviram de Simeão a profecia de tudo que ela viveria pela missão de Jesus:

Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição, de modo que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma” (Lucas 2, 34-35). 

1 – Maria, mulher de oração e união constante com Jesus

“No seu relacionamento com Jesus, o menor pensamento já era oração. Maria era totalmente orante e neste sábado santo, em que Jesus desce na mansão dos mortos, está unida a ele. Os dois amam com o mesmo amor e quando conversam um com o outro, estão rezando. Não podemos separá-los! Os dois estão unidos no mesmo amor, no mesmo espírito.”

2 – Maria da fé, da esperança e da caridade perfeita

Emmir ressaltou que Maria, de tão unida ao seu filho, consegue nos ensinar a fé, a esperança e a caridade de forma perfeita. Citando São Luís Maria Gringnion de Montfort, em seu livro “Tratado da devoção a Santíssima Virgem Maria”, disse que ela no céu não já não usa mais da fé e da esperança porque já as contempla no bom Deus e por isso pode nos ajudar a ter fé e esperança.

3 – Maria nos ensina a dar sentido a dor

“Nossa Senhora sabia o que aconteceria com Jesus. Jesus preparou a Sua mãe para Sua morte, para que ela pudesse participar de tudo de form mais perfeita e intensa possível. Ele a preparou desde sua apresentação no templo para que vivesse tudo”.

Memória dos falecidos na Pandemia

Fazendo memória das vítimas da pandemia, Emmir convidou-nos a imaginar Maria recebendo de José de Arimatéia o corpo de Jesus sobre si, uma dor que não se pode descrever, mas que somos capazes de imaginar porque já passamos por ela.

“Nesses dias, em que morrem muitas pessoas em todo o mundo atingidas pela covid-19, quantas pessoas já não passaram por essa dor de Nossa Senhora?”

“Diante de tantas perdas, de tantos queridos devemos recorrer a nossa senhora. Por ter sido preservada do pecado original, ela foi muito mais sensível à dor. O pecado cria uma crosta que nos impede de amar como Deus ama. Ela era mais sensível à dor”.

4 – Maria que crescia de graça em graça

“Jesus, preparou Maria para a Paixão com os dons infusos do Espírito em um grau elevado. Preparou-a dando a fé, a esperança e a caridade que a fez desejar a vontade de Deus acima de tudo. Essa preparação não diminui a dor, mas a intensificou. Esse processo de participação humano-divino de participação no mistério divino fez com que nossa senhora vivesse a dor da perda do seu filho, do seu Deus de forma perfeitíssima, crescendo assim de graça em graça”.

5 – Maria, absolutamente devotada a fazer a vontade de Deus

“Jesus preparou Nossa Senhora para a sua paixão e ressurreição. A Trindade lhe deu os dons necessários, mas a sua vontade sempre foi livre e ela tinha o costume e o amor de fazer em tudo a vontade de Deus”.

6 – Maria, mãe da misericórdia e da consolação

“Maria é mãe da misericórdia, porque do mal extraiu um bem maior e pela forma como uniu-se a Jesus e une-se a nós. Ela intercede e pede a Deus para que Ele tire um bem maior daquilo que é doloroso em nossa vida. A misericórdia não é ter pena, mas é a intercessão para que dessa perda Deus tire um bem maior. Ela é mãe da consolação não por nos dizer apenas ‘vai passar’, mas porque nos faz entender o sentido do sofrimento e, sobretudo, colocar no profundo da sua alma o desejo de fazer sempre a vontade de Deus. 

Participe do Retiro de Semana Santa da Comunidade Shalom

Além de conferir a pregação da Emmir Nogueira sobre Deus que criou todas as coisas, a programação do Retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom continua amanhã, iniciando às 9h, no Canal do YouTube. Você também pode adquirir o livro “Meditações para a Semana Santa” para acompanhar o evento de forma mais próxima, meditando nas pregações e na Liturgia de cada dia.


[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa de 2021 clicando aqui]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *