Shalom

Emmir Nogueira: um coração indiviso e entregue ao Amor

Filha de Deus, Shalom, Comunidade de Vida, casada, mãe e avó, esta é Emmir Nogueira, o grande dom divino que celebramos hoje.

comshalom
Emmir Nogueira

A Comunidade Shalom está em festa porque, nesta terça-feira, 20 de agosto, celebramos o aniversário da nossa cofundadora e mãe espiritual, Maria Emmir Oquendo Nogueira. 

Famosa por suas pregações querigmáticas e por seus livros que promovem uma experiência de encontro pessoal e também com Jesus Cristo, Emmir é mais que uma grande autora e pregadora católica, é, sobretudo, uma mulher de profunda intimidade com Deus. 

Além disso, é também apaixonada pela vontade divina e pelo chamado que Ele lhe fez de ser: Filha de Deus, Shalom, Comunidade de Vida, casada – e dentro do seu estado de vida, exercer também a missão de mãe e avó.

Para abordar os diversos aspectos da sua identidade, o comshalom.org conversou com  pessoas que convivem com a Emmir e têm suas vidas alcançadas por sua oferta diária.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Pelos olhos do esposo

A primeira pessoa é o seu esposo, Sérgio Nogueira. Antes de abraçar o chamado à vida consagrada em 1986, Emmir encarnou a missão do matrimônio, casando-se com Sérgio Nogueira no ano de 1973. O casal já tem mais de cinquenta anos de casados e permanecem firmes no testemunho do amor de doação.

Emmir e Sérgio Nogueira. Imagem: Arquivo pessoal

Em exclusividade ao comshalom.org, Sérgio falou sobre as virtudes que toca diariamente na vida de sua esposa. Confira: 

“Hoje, com muita alegria e entusiasmo, celebramos o aniversário de nascimento da minha esposa, Emmir Nogueira. Esposa, mãe, avó, temente a Deus e consagrada na Comunidade de Vida do Shalom. Esposa exemplar, amorosa, compreensiva, cuidadosa em todas as situações, perdoando e pedindo perdão nos momentos que se fazem necessários para uma vida a dois. A Emmir em tudo que ela faz, o faz com muita intensidade, dando tudo de si, até às últimas consequências. 

Como mãe, mantém presença constante na vida dos filhos, se preocupando quando vão fazer uma viagem, por exemplo, e se orgulhando com cada vitória que eles alcançam. 

Como avó, é um caso à parte. Segundo os netos é a melhor avó do mundo e brinca com eles de igual para igual. 

Como consagrada é dedicada à evangelização e a formação da Comunidade Shalom, acho até que vocês sabem mais do que eu, é incansável e a intensidade é tanta que, com uma certa frequência, a deixa enferma. 

Com certeza, a missão que Deus confiou a ela, ainda está longe de terminar, e aproveito a oportunidade para pedir a intercessão de todos para que ela se recupere logo dessa enfermidade que a deixa muito cansada com qualquer esforço a mais. 

Emmir, eu amo você!”, declara Sérgio Nogueira.

Uma mãe que se entrega ao amor 

O casal Sérgio e Emmir são pais de quatro filhos, são eles: Felipe, Sérgio Filho, Regis e Lia. Eles testemunham o quanto Emmir exerce sua maternidade à luz da sua experiência pessoal com Deus. 

“Mamãe tem o filtro do amor nos olhos. Sua substância é a caridade e, por consequência, a doação. Cresci vendo o seu exemplo de fidelidade a Deus e retidão no compromisso de seguir o Seu caminho. Eu e meus irmãos somos frutos do Amor de Deus que passou pelo coração e gestos de nossa mãe. E, agora, nossos filhos experimentam desse mesmo amor divertido de avó que se doa.

Sua característica maternal é a mesma que ela dedica ao mundo: de entrega. Há nela a inata capacidade de sair de si, é sua essência. Acho que ela encontra Deus aí, no outro. Em nós. 

Não tem como não ter gratidão pelo bem que sua vida também fez na minha. Te amo, mainha, nesse dia especial e em todos os outros”, comenta Lia Oquendo. 

O pequeno Davi, um de seus sete netos, garante que sua avó é a melhor!

A minha avó é legal, divertida e boazinha, reza muito bem nos dias bons e tem vários netinhos também. Eu gosto de jogar alguns jogos e também tomar banho de piscina com ela. E quando eu vou para a casa dela, a vovó faz muitas brincadeiras diferentes. Eu amo a minha vovó Emmir!”. 

Uma mãe atenta a todos os seus filhos

Além da oferta na sua família biológica, sua vida encontra plenitude no exercício da maternidade espiritual, onde com Moysés Azevedo, fundador da CCSh, ela abraçou a missão de pastorear e formar testemunhas do Ressuscitado que passou pela Cruz. 

Assim como os demais irmãos que servem à Comunidade no Governo Geral, Emmir mora com seu esposo em uma residência da Diaconia. Sua formadora comunitária, Dora Lima, testemunha que a presença dela no ordinário da vida comunitária é uma grande graça. “Sentimos que sua oração e seu olhar materno nos acompanham com muito afeto. Emmir nos educa e forma no carisma. Além disso, somos felizes por podermos também cuidar um pouquinho dela em nome de todos os filhos da Comunidade”, afirma. 

O olhar materno de Emmir é reconhecido não somente por aqueles que convivem diariamente com ela, mas também pelos demais membros da vocação. 

É o caso de Paola Gadelha, da missão de Fortaleza-CE. Desde que entrou na Comunidade em 2003, sente-se tratada como uma filha por Emmir. Já membro da Comunidade de Aliança com promessas definitivas, ela partilha uma experiência que firmou mais ainda a compreensão da maternidade espiritual da cofundadora:

“O olhar atento dela, o abraço apertado, as perguntas sobre como estou, se está tudo bem, sempre me deram essa sensação de ter uma mãe com olhar atento sobre mim. Mas vivi algo que me fez sentir ainda mais esse zelo de mãe. No ano passado, eu vivi uma perda gestacional, a descoberta de um problema que talvez eu não pudesse mais ter filhos e até perdesse meu útero.

Num dia, em plena madrugada de Halleluya 2023, nós pedimos a intercessão dela, eu e o Rafael Morel, meu esposo, nessa intenção, para que ela nos colocasse em suas orações. Imediatamente ela parou onde estava, apesar de não estar tão bem de saúde naquele dia, não quis apenas levar a intenção para casa, mas perguntou sobre a situação, se compadeceu da nossa dor e disse que rezaria por mim ali mesmo no Halleluya. Marcamos para o dia seguinte e eu tive uma das experiências mais fortes dos meus anos de vida consagrada. Receber oração da cofundadora, que não apenas rezava por mim, mas se debruçava para que Jesus falasse e operasse um milagre. Ela, literalmente, se ofertou ali por nós, para que Deus, através dela, fizesse uma obra de cura na nossa vida! Foi uma grande experiência com a ação de Deus e com a maternidade da Emmir, que se consumia por nós!”

Assim, seja na vida familiar, seja na correspondência do carisma Shalom, Emmir se doa inteiramente naquilo que o Senhor lhe confia. Podemos atestar que na sua vida se realiza o que ela mesmo já disse em uma de suas pregações:

“O amor não se divide, ele transborda”. 

Uma rosa para Emmir!

Em gratidão pela oferta tão fecunda da Emmir em nossas vidas, o comshalom.org convida você a presenteá-la com um buquê de flores: rezando pelo menos uma Ave-Maria na intenção dela. 

E não esqueça de deixar sua mensagem para a Emmir nos comentários desta publicação.

Veja também | 5 pregações de Emmir Nogueira para crescer no amor a Deus 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Neste dia não tem como não celebrar com gratidão a Deus o dom que é a Emmir. Como filhos espirituais é impossível não tocar no olhar atento e profundo da Emmir que parece lê a nossa alma como nos olha. Amo demais essa mãe! Parabéns!!

  2. Louvado seja Deus, minha querida Emmir, pela sua vida que é um grande dom, um grande presente de Deus para nós que somos membros desse belíssimo Carisma.
    Você é um grande testemunho do amor de Deus.
    Feliz aniversário!