Institucional

Encarnação do Verbo – Solenidade da Anunciação do Senhor

comshalom

anuncio

“Eis que venho fazer com prazer vossa vontade Senhor” (Salmo 39,7)

As palavras deste Salmo são aplicadas pela Sagrada Tradição a Cristo que entra no mundo para resgatá-lo do cativeiro do pecado e da morte. A majestade de Cristo assume nossa humildade e sua força a nossa fraqueza. Para saldar a dívida antiga, “a natureza impassível uniu-se à natureza passível”, ou seja, o Eterno Deus desce, faz-se carne e entra no mundo assumindo a condição de escravo, sem manchar-se com o pecado. Jesus, o Filho de Deus encarnado, elevou a humanidade sem diminuir o divino. Jesus, o Verbo de Deus, esvaziou-se de si mesmo e tornou-se visível e acessível a todos.

Celebrar a Festa da Anunciação do Senhor é celebrar o “fiat” (faça-se) da Virgem Maria que pôs fim a espera de Adão, de Abraão, de Davi, de todos os Patriarcas e profetas e também a nossa, pois estávamos esmagados pela sentença da condenação. Todos suplicavam a resposta de Maria porque é dela que “depende o alívio dos infelizes, a redenção dos cativos, a liberdade dos condenados, enfim, a salvação de todos os filhos de Adão.”

No Credo Niceno-Constantinopolitano professamos: “…Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: Se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem…”. A Tradição da Fé recebida durante os séculos nos ensina que Maria, a VIRGEM de Sião, concebeu o “Logos” (Verbo) incriado em seu ventre, ou seja, o Filho de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos, se fez carne no ventre da Virgem Maria que o concebeu antes de tudo em seu coração por meio do seu “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Maria torna-se mãe através de seu “sim”. É pela escuta que a Palavra entra nela e a torna fecunda.

Ao celebrar este mistério, precisamente nove meses antes do Natal, a Solenidade da Anunciação orienta-nos já para o Nascimento de Cristo. No entanto, a Encarnação está intimamente unida à Redenção. Por isso, as Leituras (especialmente a segunda) introduzem-nos já no Mistério Pascal. Note-se que tradicionalmente a Solenidade da anunciação é celebrada a 25 de março, em 2013 a data cai na Segunda-feira Santa, que tem prescedência. Este ano a comemoração se dará a 08 de abril, segunda-feira, depois da oitava da Páscoa.

Supliquemos a interseção da “Kekaritomene” (a “Cheia de graça”), a fim de que sejamos obedientes e disponíveis a vontade de Deus.

 

Vinícius Cordeiro
Assessoria Liturgico Sacramental

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Vale salientar que a palavra RESSALTAR é um verbo intransitivo: Dar saltos de maneira contínua e constante: O salto é uma das modalidades do atletismo. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. No Brasil o atleta que muito se destacou nessa modalidade foi João do Pulo.