De 27 a 29 de junho, a Paróquia de Santo Antônio, em Chaves (PA), em parceria com a Comunidade Shalom, realizou o I Encontro dos Dirigentes e dos Coordenadores das Comunidades Ribeirinhas. O objetivo foi orientá-los sobre a melhor maneira de preparar, organizar e realizar a Celebração da Palavra de Deus.
Devido à dificuldade do acesso geográfico, muitas comunidades ribeirinhas não contam com a presença de sacerdote nem ministro extraordinário da Eucaristia semanalmente. Nesse caso, os dirigentes e coordenadores tornam-se responsáveis pela realização da Celebração da Palavra aos domingos.
O evento também contou com o apoio dos paroquianos, do CPP (Conselho Pastoral Paroquial) e da Comunidade Shalom, divididos em várias equipes de trabalho. Teve início na sexta-feira, às 14h. A missa solene do Sagrado Coração de Jesus, às 19h, encerrou o dia. A manhã de sábado foi aberta com Missa às 7h, seguida de pregação e a programação prevista até 18h. O encontro foi finalizado no domingo com o almoço.
Formação
O pároco, padre Glauciney Pinheiro Dias, e a missionária da Comunidade Shalom, Dilma França, formadora comunitária da missão, pregaram no evento.
Na sexta-feira à tarde, foi abordado o tema “Como preparar bem a celebração da Palavra”. Em seguida, houve momento para tirar dúvidas e dar orientações, a fim de facilitar as ações e motivá-los para celebrar da melhor forma possível, apesar dos desafios que enfrentam.
Na manhã de sábado, foi apresentada a questão do “Protestantismo”, utilizando como base para a pregação o livro “A Igreja Católica e outras religiões”, elaborado por uma comissão da prelazia, seguindo a orientação do bispo dom José Luiz Azcona. À tarde, o tema discutido foi “O papel do coordenador na comunidade.” No domingo pela manhã, após a Missa foi realizada a avaliação do encontro.