Institucional

Encontro Vocacional Aberto atrai 80 pessoas ao Shalom em Curitiba

comshalom

Oitenta pessoas de Curitiba e Região participaram, neste domingo (12), do Encontro Vocacional Aberto da Comunidade Católica Shalom, evento realizado em mais de 40 cidades brasileiras neste mês de março. Como batizado, todo homem é chamado por Deus à santidade. E a cada um é dada uma via específica para isso. Nascida em Fortaleza, em 1982, e reconhecida pelo Vaticano, a Comunidade Shalom é uma dessas vias inspiradas pelo Espírito de Deus como resposta ao homem deste tempo.

Formado por famílias, solteiros, celibatários e sacerdotes que, em sadia convivência, refletem o modelo e a beleza da Trindade, o Shalom tem missionários espalhados pelo Brasil e por todo o mundo, vivendo como Comunidade de Vida e Aliança *. O objetivo do Encontro Vocacional Aberto realizado neste fim de semana foi apresentar a Comunidade a pessoas que sentem o desejo de descobrir seu lugar na Igreja, ofertando suas vidas por Jesus Cristo e o Evangelho.

“Sempre quis fazer algo dentro a Igreja, ouvi falar em várias comunidades, mas nunca havia pensado ser uma leiga consagrada”, conta a estudante Mariana Lima Ferreira, 16 anos. Tudo mudou quando a jovem participou de um acampamento de jovens do Shalom, o Acamp’s, no mês de janeiro. A experiência despertou nela o desejo de se aprofundar mais.

“O vocacional aberto foi uma experiência super legal, porque você não precisa se comprometer logo de início, mas primeiro conhece a Comunidade. Conheci bastante a Comunidade de Vida e Aliança e, a princípio, me encantei mais pela Comunidade de Vida, mas acho as duas bonitas. Também achei interessante poder fazer o vocacional como Jovem em Missão, que é um jeito de descobrir a vontade de Deus e perder o medo de deixar tudo”, reforça Mariana.

Neste ano, o tema vocacional da Comunidade Shalom – fruto de um processo de escuta de Deus feito pela assessoria vocacional – é “Teu chamado, Tua vontade; minha entrega, minha felicidade”. “O Senhor nos lembrava do jovem rico, que perguntou a Jesus o que deveria fazer para ser feliz. E é essa pergunta que será respondida neste ano vocacional. É um tempo de adesão e resposta à vontade de Deus”, explica Victor Cysne Frota, assessor vocacional da Comunidade Católica Shalom.

“Em nossa oração de escuta, Deus falava do Seu desejo de reconstruir esse povo pela misericórdia. Também nos dava o entendimento de que os convida a abandonar fontes impuras e beber da única e verdadeira fonte, que é a vontade de Deus. Será um tempo de profunda cura de afetividade e sexualidade, tempo de edificar a casa sobre a rocha”, revela Frota.

Qualquer pessoa com 16 anos ou mais pode trilhar o caminho vocacional dentro do Shalom. Quem não participou do encontro vocacional aberto ainda tem a oportunidade de, ao longo desta semana, ser acompanhado por um membro da Comunidade, nos chamados plantões vocacionais. Para isso, basta ligar e agendar um horário, pelos telefones (41) 3527 6670 (a partir das 14 horas) ou 9.9738-9364 e 9.9741-4591.

Os plantões vocacionais serão realizados até sábado (18). Depois disso, os pedidos de ingresso no vocacional passam por um processo de discernimento e o candidato recebe uma resposta sobre seu ingresso ou não no grupo vocacional 2017 – em caso negativo, a pessoa é convidada a participar de um grupo de oração no Shalom, para se aprofundar mais no Carisma e, no ano seguinte, fazer o vocacional. Formado o grupo vocacional de 2017, os encontros são mensais, sempre aos domingos. O primeiro será no dia 9 de abril, a partir das 8 horas.

*Vida e Aliança

Os membros da Comunidade de Aliança Shalom são chamados a seguir Jesus Cristo em meio à vivência familiar e às atividades profissionais, assumindo o compromisso de vivê-las segundo a vocação Shalom. Devem ser “luz do mundo e sal da terra” nos meios seculares, como indica o Evangelho. Reúnem-se duas vezes por semana em células comunitárias onde rezam, cultivam a vida fraterna e recebem formação segundo a Palavra de Deus, o Magistério da Igreja e o Carisma Shalom. Recebem o apelo de Deus de viver a pobreza, partilhando seus dons e talentos.

Já a Comunidade de Vida é o núcleo central da Comunidade Shalom. Seu estilo de vida reproduz o modelo das primeiras comunidades cristãs, pondo tudo em comum e renunciando à posse de bens materiais, projetos e planos pessoais. Seus membros são missionários de ambos os sexos e de formas de vida diversas chamados, por amor a Deus, a seguir Jesus Cristo através de uma dedicação particular à oração, vida fraterna e serviço na Obra. Vivem em Casas Comunitárias e são enviados em missão segundo o apelo da Igreja e o discernimento da Comunidade.

Bruna Komarchesqui

colaborou Emanuele Sales

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *