Formação

Entenda porque a Igreja é una, santa, católica e apostólica

Neste artigo, Rodrigo Santos explica o que significa cada uma destas características atribuídas à Santa Mãe Igreja.

comshalom
FOTO: PEXELS.

Na matéria anterior, apresentamos uma das definições que o Catecismo dá sobre a identidade da Igreja: “Templo do Espírito Santo” (cf. CIC 798). Continuemos, então, mergulhando em outros componentes dessa identidade. 

A Igreja de Cristo é também: “Una, Santa, Católica e Apostólica” Leia: “Esta é a única Igreja de Cristo, que no Credo confessamos ser una, santa, católica e apostólica. Estes quatro atributos, inseparavelmente ligados entre si, indicam traços essenciais da Igreja e da sua missão. A Igreja não os confere a si mesma; é Cristo que, pelo Espírito Santo, concede à sua Igreja que seja una, santa, católica e apostólica, e é ainda Ele que a chama a realizar cada uma destas qualidades” (CIC 811). 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Essa autocompressão que a Igreja tem de si mesma, foi um dado de fé e de revelação, construído e amadurecido aos poucos:  “Só a fé pode reconhecer que a Igreja recebe estas propriedades da sua fonte divina. Mas as manifestações históricas das mesmas são sinais que também falam claro à razão humana. ‘A Igreja, lembra o I Concílio do Vaticano, em razão da sua santidade, da sua unidade católica, da sua invicta constância, é, por si mesma, um grande e perpétuo motivo de credibilidade e uma prova incontestável da sua missão divina’” (CIC 812). Houve tantos desafios e purificações vividos pela Igreja, primeiro entre o grupo dos doze apóstolos, depois no grupo daqueles 72 discípulos e assim vários e vários outros ao longo dos séculos, que, sem o apoio e assistência do Espírito Santo, ela se teria findado.  

A Igreja é una, graças à sua fonte: ‘O supremo modelo e princípio deste mistério é a unidade na Trindade das pessoas, dum só Deus, Pai e Filho no Espírito Santo’. A Igreja é una graças ao seu fundador: ‘O próprio Filho encarnado […] reconciliou todos os homens com Deus pela sua Cruz, restabelecendo a unidade de todos num só povo e num só Corpo’. A Igreja é una graças à sua ‘alma’: ‘O Espírito Santo que habita nos crentes e que enche e rege toda a Igreja, realiza esta admirável comunhão dos fiéis e une-os todos tão intimamente em Cristo que é o princípio da unidade da Igreja’. Pertence, pois, à própria essência da Igreja que ela seja una: ‘Que admirável mistério! Há um só Pai do universo, um só Logos do universo e também um só Espírito Santo, idêntico em toda a parte; e há também uma só mãe Virgem, à qual me apraz chamar Igreja’” (CIC 813). 

Deus é a causa eficiente de tudo o que existe. Com relação à sua Igreja, essa afirmação alcança o máximo grau. Alguém poderia então se perguntar: “Se Deus está em todos os lugares do tempo e do espaço, não seria então desnecessário edificar um lugar especifico, como a Igreja?A resposta é simples: não é Deus que precisa da Igreja para entrar em relação com o homem, mas o homem que precisa de um espaço físico e existencial como a Igreja para entrar em relação com Deus. A Igreja, então, torna-se o Corpo místico de Cristo e instância formal escolhida por Ele para ir ao encontro do homem. 

Entretanto, vale apenas dizer incansavelmente: essa unidade não deve ser compreendida como uniformidade. Nós, seres humanos, somos diferentes uns dos outros em raça, língua, cultura, personalidade, histórico, classe social etc. A grande beleza e profecia da unidade cristã na Igreja é que ela consegue acolher a todos, pois a referência é sempre Cristo. A virtude, alma dessa identidade cristã é o amor (cf. CIC 814).  

Continue lendo sobre o Catecismo da Igreja Católica: 

+ O que o Catecismo fala sobre os carismas do Espírito Santo na Igreja?

Por que devemos crer na Igreja Católica?

O Espírito Santo é o orientador e santificador da Igreja Católica

Maria: a Esposa do Espírito e Mãe de Jesus

Creio no Espírito Santo, grande promessa de Deus

Feitos e promessas de Deus operadas e cumpridas em Cristo

Maria e a economia da salvação

Ele julgará os vivos e os mortos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Gostei muito do teu artigo e gostaria de ler a tua reflexão sobre as outras notas da Igreja (Santa, Católica e Apostólica). Sou Padre e costumo usar estes artigos para ajudar minha comunidade a aprofundar mais o seu conhecimento da Igreja e a crescer na fé. Abraço