Perdoar é fácil? Talvez, muitas pessoas tenham um resposta negativa para essa questão. O livro Como Perdoar de Ana Paula Gomes trata o tema do perdão em profundidade. Testemunhos, ensinamentos e dicas para perdoar a quem causou feridas no coração ou mesmo para perdoar a si mesmo por causa de erros cometidos, mas nunca esquecidos. A autora partilha sobre como surgiu a inspiração do livro em entrevista para a Rádio Shalom 690 AM.
O perdão é graça
Como Perdoar, de Ana Paula Gomes, leva o leitor pelo itinerário da liberdade por meio da misericórdia. A autora estreia na Edições Shalom com um tema que perpassa a vida de todos os homens. “O perdão é graça”, afirma. “Deus certamente está disposto a nos concedê-la. Só quem perdoa pode experimentar o gosto do Céu”.
Ela adentrou no estudo doutrinário, por meio de fundamentos bíblicos, sobre a reconciliação. Além da teoria, o ato concreto do perdão se revela na obra pelo exemplo da vida dos santos e no relato real de um homem que perdeu o filho, assassinado supostamente por um membro da família.
Trecho do livro
Viver reconciliados não é fácil, pois constantemente somos tentados a nunca darmos “o braço a torcer”, quase como se vivêssemos sob um instinto de autopreservação tão exasperado, que nos induz a nunca ceder, jamais nos deixar ser humilhados e, sob nenhuma hipótese, perder seja o que for, para quem for. Não desejamos deixar a condição de credores e, por isso, tantas vezes insistimos em reter o perdão. Esquecemos com facilidade do perdão recebido e nos atemos somente a cobrar as dívidas que os outros têm para conosco. O efeito de tal conduta é exatamente o oposto ao desejado: cada vez que o homem recusa-se a perdoar, vai impondo sobre si os jugos da discórdia, do desamor e da falta de unidade, e, assim, não pode mais levar uma vida pacificada. A reconciliação é, portanto, uma necessidade humana tão latente quanto o pão cotidiano (material e espiritual), a perseverança diante das tentações e a libertação do Mal. Deus é infinitamente mais misericordioso e generoso do que nós, todavia temos uma responsabilidade de imitá-lo. O perdão é graça. Deus certamente está disposto a nos concedê-la. E você?
FICHA TÉCNICA
Como perdoar – Ana Paula Gomes Bastos
128 páginas – Edições Shalom