Formação

Epifania : A manifestação do Senhor

comshalom

Epifania significa "manifestação". Jesus se dá aconhecer. Embora Jesus tenha aparecido em diferentes momentos a diferentespessoas, a Igreja celebra como Epifanias três eventos:

Epifania aos Reis Magos (Mt 2, 1-12)
Epifania a São João Batista no Jordão
Epifania a seus discípulos e começo de Sua vida pública como milagre em Caná.
A Epifania que mais celebramos no Natal é a primeira.

A festa da Epifania tem sua origem na Igreja do Oriente.Diferentemente da Europa, no dia 6 de janeiro tanto no Egito como na Arábia secelebra o solstício, festejando o sol vitorioso com evocações míticas muitoantigas. Epifanio explica que os pagãos celebravam o solstício invernal e oaumento da luz aos treze dias desta mudança; nos diz também que os pagãosfaziam uma festa significativa e suntuosa no templo de Coré. Cosme de Jerusalémconta que os pagãos celebravam uma festa muito antes dos cristãos comritos noturnos nos quais gritavam:"a virgem deu à luz, a luz cresce".

 

Entre os anos 120 e 140 dC os gnósticos trataram decristianizar estes festejos celebrando o batismo de Jesus. Seguindo a crençagnóstica, os cristãos de Basílides celebravam a Encarnação do Verbo nahumanidade de Jesus quando foi batizado. Epifanio trata de dar-lhes um sentidocristão ao dizer que Cristo demonstra assim ser a verdadeira luz e os cristãoscelebram seu nascimento.

 

Até o século IV a Igreja começou a celebrar neste dia aEpifania do Senhor. Assim como a festa de Natal no ocidente, a Epifania nascecontemporaneamente no Oriente como resposta da Igreja à celebração solar pagãque tentam substituir. Assim se explica que a Epifania no oriente se chama:Hagia phota, quer dizer, a santa luz.

 

Esta festa nascida no Oriente já era celebrada na Gália ameados do séc. IV onde se encontram vestígios de ter sido uma grande festa parao ano 361 dC. A celebração desta festa é um pouco posterior à do Natal.

 

Os Reis Magos

 

Enquanto no Oriente a Epifania é a festa da Encarnação, noOcidente se celebra com esta festa a revelação de Jesus ao mundo pagão, averdadeira Epifania. A celebração gira em torno à adoração à qual foi sujeito oMenino Jesus por parte dos três Reis Magos (Mt 2 1-12) como símbolo doreconhecimento do mundo pagão de que Cristo é o salvador de toda a humanidade.

 

De acordo com a tradição da Igreja do século I, estes magossão como homens poderosos e sábios, possivelmente reis de nações ao leste doMediterrâneo, homens que por sua cultura e espiritualidade cultivavam seuconhecimento do homem e da natureza esforçando-se especialmente para manter umcontato com Deus. Da passagem bíblicasabemos que são magos, que vieram do Oriente e que como presente trouxeramincenso, ouro e mirra; da tradição dos primeiros séculos nos diz que foram trêsreis sábios: Belchior, Gaspar e Baltazar. Até o ano de 474 d.C seus restosestiveram na Constantinopla, a capital cristã mais importante no Oriente; emseguida foram trasladados para a catedral de Milão (Itália) e em 1164 foramtrasladados para a cidade de Colônia(Alemanha), onde permanecem até nossos dias.

 

Trazer presentes às crianças no dia 6 de janeiro correspondeà comemoração da generosidade que estes magos tiveram ao adorar o Menino Jesuse trazer-lhe presentes levando em conta que "o que fizerdes a cada umdestes pequenos, a mim o fazeis" (Mt. 25, 40); às crianças fazendo-lhesviver formosa e delicadamente a fantasia do acontecimento e aos adultos comomostra de amor e fé a Cristo recém nascido.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.