A espera pela casa nova, a chegada dos irmãos, dos jovens em missão e o início da primeira turma da Escola de Evangelização em São Luis do Maranhão começou ainda em dezembro de 2019, quando a Comunidade discerniu a fundação da Escola de Evangelização São Filipe Néri na missão. Porém, foi só no dia 20 de março que finalmente os quatro missionários da Comunidade de Vida chegaram à casa nova.
“Fomos colocando cada coisa em seu lugar e logo no domingo, 22 de março, nos deparamos com o início do isolamento social em nossa cidade devido ao Covid – 19. Com isso o cancelamento presencial das atividades da irradiação e a impossibilidade de iniciarmos os nossos trabalhos de evangelização”, relata a coordenadora da Escola, Maria Ávila Sousa Silva, que mora na missão de São Luis desde 2016. Com isso, os missionários tiveram que suplicar a criatividade para viver este tempo de fundação e evangelização mesmo sem poder sair de casa.
A Escola tem como principal missão a evangelização diária porta a porta. Em São Luis ela está localizada no bairro Cohatrac, onde já havia trabalhos da Comunidade, e a Escola foi discernida para contribuir com o crescimento daquela obra. Em tempos de pandemia e isolamento social, os missionários não ficaram parados diante da urgência da evangelização e também estão utilizando as redes sociais para alcançar o povo que lhe foi confiado, através de aconselhamento online e outras atividades que surgem da criatividade dos irmãos.
Mesmo em isolamento e trabalhando de forma online, diferente do planejado, Ávila partilha a esperança que sentem pela missão que se inicia. “Vamos vivendo esse tempo olhando pra Deus e alimentando em nós a expectativa por iniciar de forma ainda mais concreta os nossos trabalhos de evangelização. A cada dia de espera o nosso coração se enche e se preenche pela certeza de que maravilhas Deus está preparando para esse novo tempo em nossas vidas e na missão por meio da escola de Evangelização São Felipe Neri”.
Lydiana Rossetti