Na Missão Juazeiro, a Escola de Líderes já é internamente meu “sobrenome vocacional” de tanto que divulgo e incentivo os irmãos (inclusive de fora do Shalom) para participarem. Pela graça de Deus pude participar de quatro Escolas: 2016 – Reconstruídos pela Misericórdia; 2017 – Divina Providência; 2018 – Eu creio no Espírito Santo; 2019 – Só tenho hoje!
>> Escola de Líderes 2023 está com inscrições abertas
Quando estava na Obra em 2016 fui incentivada pelo Clauderimar, coordenador do Centro de Formação Shalom na época, a participar da Escola e foi sem dúvidas o retiro com mais padres, religiosas e fundadores que já participei. As partilhas que fiz com Germana Perdigão (consagrada Shalom na Aliança) foram decisivas para meu discernimento vocacional, literalmente me “reconstruíram pela Misericórdia” e muitas das orientações dela, naquele retiro, irão me acompanhar até o Céu. Também tive a oportunidade de conhecer a pregadora Adília Ramos (consagrada Shalom na Aliança) que mais tarde se tornou minha grande amiga e conselheira.
Surpresas de Deus
Em 2017 fui à Escola acreditando que aprenderia sobre as intervenções de Deus pela Providência Divina e, para minha surpresa, aprendi os caminhos para ser canal da Providência Divina para o próximo. Uma virada de chave ter o Leandro Formolo me catequizando em algo que hoje é meu ministério, a Providência.
Impossível não citar a Vigília Jovem, inserida na programação da Escola, que tivemos na Diaconia em Aquiraz, com a presença do Cardeal Dom Rino Fisichella (presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização) pelo início das comemorações dos 35 anos da Vocação Shalom. Aquele retiro também foi marcado por uma confissão restauradora que tive com Pe. Eduardo Furtado (Aliança Shalom do Piauí) e que me preparou para o ingresso no postulantado da Aliança Shalom.
Experiências memoráveis
Em 2018, a Escola foi uma experiência de silêncio e escuta. Tanto que os amigos – formamos uma família composta por inúmeros carismas lá dentro – me cobravam mais interação nos momentos de fraternidade, mas naqueles dias o Espírito Santo tinha muito a me revelar e ali, em oração, foram semeados desafios que vivo até hoje. As missas com Pe. Douglimar e Pe. Antônio Furtado também foram de grande importância para os processos de cura que estava vivenciando.
Em 2019, Santa Teresinha – que conheço desde criança por ser o nome da minha mãe – pode me preparar para provas que eu jamais imaginaria passar. Foi uma experiência de rasgar o coração e não as vestes – em alguns momentos pensei que não suportaria obedecer ao que Deus me pedia, mas hoje vejo que aquele itinerário de “coragem, renúncia e disposição” me preparava para a Consagração de Vida como Aliança Shalom.
Contato com o Carisma
Se ainda não te convenci a vender tudo o que tem e ir para a Escola em janeiro de 2023, vou apelar para meu melhor argumento: é o único retiro da Comunidade em que consigo estar pessoalmente com os fundadores da Comunidade Shalom, com meus irmãos pregadores (reconhecidos internacionalmente por sua unção) e ainda conviver com Carismas que florescem a todo momento pela bondade do Espírito.
Para quem é missionário Shalom, eu diria que a Reciclagem é um hospital espiritual em que você realiza os procedimentos que vinha adiando; mas a Escola é um check-up em que você passa por várias especialidades médicas para prevenir possíveis problemas. Melhor jeito de começar bem o ano: reconfigurando todos os planos para a Vontade de DEUS! Vale muito a pena, irmãos! Vale a vida!
Shalom!
Paula Izabela
Consagrada da Aliança
Missão Juazeiro do Norte – CE
Serviço
XXXIII Escola de Líderes Shalom
Data: De 23 a 28 de Janeiro de 2023
Local: CEST (Centro de espiritualidade Santa Teresa D’Ávila)
Clique aqui e faça sua inscrição
