Notícias

Enem: Vestibular e espiritualidade: O que uma coisa tem a ver com a outra?

Se você é um jovem que está a caminho da santidade e vai prestar vestibular neste tempo, este texto é para você.

comshalom

Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Normalmente jovens na faixa etária a partir dos 18 anos apresentam muitos planos e expectativas. Concluir o colégio e passar no vestibular são algumas metas que para serem alcançadas, demandam certo esforço e dedicação por parte dos alunos.

Para muitos estudantes o desejo de ingressar na faculdade torna-se a prioridade de suas vidas, afastando-os do convívio com a família e amigos. Alguns deles até deixam de frequentar a Igreja neste período, para “não perderem tempo”. Esse estresse em querer adquirir a maior carga de conhecimento deixando de lado o essencial pode ser muito prejudicial.

A carreira profissional é sem dúvida um ato de serviço e deve ser levada muito a sério pelos jovens. Trabalhar é preciso. Como cristãos, porém, não podemos colocar os nossos projetos e o nosso carreirismo como o centro das nossas vidas. Sabemos que o Cristo ordena todas as áreas do nosso ser quando nos dispomos a Ele: somente abastecidos pelos sacramentos teremos o que oferecer ao mundo. O Senhor nos dá o equilíbrio do qual precisamos para conciliar atividades seculares e espirituais, transformando o ordinário em extraordinário através do amor. Separar a espiritualidade dos trabalhos e dos estudos é um erro, portanto.

Alegra o coração de Cristo que sejamos responsáveis e irrepreensíveis com os nossos deveres, pois o Reino dos Céus precisa da disposição de profissionais competentes. Jamais ouvimos dizer que o Senhor desamparou um filho que lhe estendeu a mão. Colocar Deus como o centro do nosso coração, dos nossos estudos e da nossa vida profissional: esse é o segredo da vitória e da felicidade plena.

“Se houvesses caminhado pelas sendas de Deus, poderias habitar para sempre na paz. Aprende onde se acha a prudência a força e a inteligência, a fim de que saibas ao mesmo tempo, onde se encontra a vida longa e a felicidade, o fulgor dos olhos e a paz.”

(Baruc 3,13-14)

Boa semana de prova para todos aqueles que irão realizar o ENEM!

Formação Setembro/2004


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *