“Que fazer, ó Senhor, a não ser amar-Te perdidamente! Entregarmo-nos a Ti com toda a nossa fraqueza e, apesar dela, nos consumirmos de amor por Ti e sermos servos de Teu Reino?” (Escrito Amor Esponsal).
A Espiritualidade Shalom está embasada no amor incondicional, “esponsal”, a Jesus Cristo e na vivência radical do Evangelho. O Amor Esponsal, que gera união à vontade divina, desabrocha e amadurece no cultivo da intimidade com Deus, fomentada em profunda vida de oração pessoal e comunitária.
A oração é guia eficaz na experiência de Contemplação, Unidade e Evangelização. São mestres da vida espiritual Santa Teresa de Jesus, que trilhou caminho de união íntima com o Senhor através da oração pessoal, diária e contemplativa, e São Francisco de Assis, modelo de despojamento e total oferta de vida.
Conhecimento da Palavra, zelo pelos sacramentos, amor à Eucaristia e à Virgem Maria, louvor, penitência e vivência dos tempos litúrgicos são elementos essenciais à intimidade com Deus no Carisma Shalom.
Também constituem a Espiritualidade: a vida fraterna, o apostolado exercido no serviço a Deus e aos irmãos, a forma de vida acolhida como dom divino e a vivência do espírito dos conselhos evangélicos “pobreza, obediência e castidade”.