Meu nome é Bruno Rafael Leão de Melo, sou manauara e conheci a Comunidade Católica Shalom em novembro de 2015. Quando estavam na minha paróquia, tinha apenas uma ideia superficial do que era o Carisma. Comecei a frequentar a comunidade por conta de um curso (Tecendo o Fio de Ouro).
Eu já tinha uma caminhada como Igreja, mas sabe aquela experiência do Filho Pródigo que todo mundo um dia já passou? Eu estava retornando da minha e meus planos estavam desmoronados. Através do curso, descobri que minha dificuldade de ser feliz era por estar negando a minha essência, negando o plano de Deus para minha vida: a minha identidade mais profunda.
Mergulhar ainda mais na graça
Terminado o curso, quis mergulhar ainda mais na graça do Amor de Deus, experimentar e viver a obra começada no Fio de Ouro. Fui para um grupo de iniciantes e lá me falaram do Seminário de Vida no Espírito Santo. Esse seminário foi decisivo para eu me reencontrar dentro dos planos de Deus. E foi no Renascer de 2016 que decidi me abrir ao querer de Deus e ser o que Ele quer de mim.
Avisaram do vocacional aberto e após visitar o stand fechei minha decisão de ir a esse encontro. Na semana anterior rezei bastante para saber se ia ou não, porque eu estava recém-chegado a Comunidade, mas senti e depois foi confirmado que devia ir. Melhor decisão da minha vida! Deus fez muito nesse encontro. Fui ao plantão vocacional e já sentia que era o tempo e o querer de Deus.
Intensidade, coerência e verdade
Uma coisa me fora dito: “Se você entrar, viva com intensidade, coerência e verdade. E seja dócil a Deus, ao seu acompanhador e ao Carisma”. E foi assim que vivi o meu vocacional. O tema foi “Sim, vou te seguir, Sim, tua voz me conquistou!”. Teve muitos desafios, mas foi um ano de muitas descobertas, renúncias, adesões, e mais importante: encontro com Deus e o Carisma.
No ano seguinte (2017) ingressei na Comunidade de Vida, fiquei um ano em Florianópolis (SC), mas voltei a Manaus a fim de reviver e rediscernir a minha caminhada vocacional dentro do Carisma. Fiz o vocacional novamente em 2018, onde o tema foi: “Atraído por ti, quero te seguir. Por onde fores eu vou!”.
Hoje sou postulante
E foi mais um ano de muita intensidade, escuta mais aprimorada e madura. Mandei carta novamente, e hoje sou postulante da Comunidade de Aliança e muito feliz porque Deus fez, em cada momento até aqui, uma dinâmica peculiar, de sedução, de não desistir de mim e Ele venceu.
Eu aprendi que há uma diferença entre ser feliz e ser extremamente feliz. Após minha experiência com o Amor Deus, eu me lancei na busca da sua vontade. Na intensidade de cada descoberta, vi que só Nele eu posso ser extremamente feliz. Então é na Vontade dele que eu quero viver. Resumo assim o meu caminho vocacional.