Os 30 anos de Projeto Juventude para Jesus são celebrados este ano (2019) pelos membros da Comunidade, irmãos da Obra, jovens e adultos que de alguma forma foram tocados por esse grande instrumento da misericórdia na vida de tantos. Hoje, você irá conhecer a história da discípula da Comunidade de Aliança e pastora jovem do Shalom Santo Amaro, Monike Prates.
A jovem, que conheceu a Comunidade aos 12 anos de idade, logo se engajou no grupo de oração e nas atividades da Obra. Porém, aos 15 anos não via mais o mesmo sentido na vivência da oração, no serviço e até mesmo na vida comunitária. “Entrei naquela fase meio ‘rebelde’, onde queria experimentar e conhecer as coisas do mundo, o que fez com que eu me afastasse totalmente do Shalom”. Como todo coração que tem uma verdadeira experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz, a jovem, aos seus 17 anos, após ter suas primeiras experiências distante de Deus, se deu conta de que seu coração já não poderia ser saciado por aquilo que o mundo tinha para lhe oferecer. “Quando me dei conta que aquilo não me fazia feliz, senti uma grande saudade de Deus e da Comunidade, e foi quando quis voltar. Na época, partilhei com a pastora do meu primeiro grupo de oração e ela foi me ajudando nesse caminho de retorno. Quando voltei de fato para a Comunidade, não teve mais jeito, Deus me agarrou, e estou aqui até hoje”.
Para muitos a experiência com Deus se dá através dos seminários de vida, retiros e eventos promovidos pela Comunidade, mas a jovem discípula viveu essa virada radical em sua vida de uma forma diferente. “Minha experiência pessoal com Deus se deu quando eu estava no mundo e percebi que nada daquilo valia a pena. Eu me sentia vazia, então cai em mim e fui me dizendo: ‘Isso não me faz feliz. O que me faz feliz é o que experimentei quando eu tinha 12 anos de idade, naquele grupo de oração. Aquilo que é a verdadeira felicidade!’. De fato, minha experiência com Deus foi no momento que percebi que não era do mundo, mas que fui feita para Deus.” Monike também relata como sua história de salvação tem relação direta com o PJJ – Projeto Juventude para Jesus, e como sua juventude só faz sentido através da oferta total aos jovens. “O Projeto Juventude é incrível e ainda mais por ser jovem me identifico demais. Uma frase que me marca muito é: ‘Pelos jovens tudo’, por isso é desse jeito que vivo, quero viver e peço a graça a Deus de ofertar o meu melhor, sempre, pela juventude.”
Congresso de Jovens Shalom
Uma das marcas registradas da Juventude Shalom é o Congresso de Jovens, que acontece anualmente nos mais diversos lugares do Brasil e do mundo. Para Monike, o Congresso teve um papel fundamental no seu processo vocacional. “O meu primeiro CJS foi aqui em São Paulo, quando eu tinha uns 12 anos, e foi uma das minhas primeiras experiências com o Carisma. E, por graça de Deus, voltei para a Comunidade através do Congresso de 2014, que aconteceu em Fortaleza. Quando estive lá, senti um forte desejo de ir em missão e partilhando isso com minha acompanhadora, fomos rezando juntas. Com tudo isso, Deus pedia para que eu entrasse no vocacional, mas ainda fui muito resistente, pois amava estar na obra. Já no CJS, o Senhor foi abrindo meu coração. Depois disso, em 2015 trilhei o ano vocacional e, finalmente, em 2016 ingressei como postulante na Comunidade de Aliança.”
Este ano, o Congresso de Jovens Shalom irá acontecer em Fortaleza, cidade onde o Carisma Shalom nasceu e o Projeto Juventude para Jesus deu seus primeiros passos. As inscrições estão abertas através da internet (clique aqui). Entre as diversas atividades propostas para o dia do Congresso, estão pregações com os fundadores Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, intensos momentos de oração e muito lazer para todos os participantes. “Para mim, a principal marca do CJS é que a Igreja está viva. Quando vejo todos aqueles jovens reunidos, tenho certeza que a Igreja é jovem e a Comunidade Católica Shalom faz parte disso.”
Monike Prates, discípula da Comunidade de Aliança no Shalom Santo Amaro