Formação

Eucaristia, Corpo e Sangue do Senhor, um pedaço do céu entre nós

Para melhor vivenciar o mistério da Quinta-feira Santa, recordemos juntos o significado profético e salvífico desta noite bendita. 

comshalom
Obra ‘giovedì santo’ (Ilustração/Reprodução)

Na Semana Santa, os cristãos devem ser iluminados pelas celebrações litúrgicas, pelos simbolismos dos gestos, das canções, orações e pela própria Palavra de Deus, a fim de mergulhar de modo profundo no mistério único e singular da pessoa de Jesus. Entre esses dias benditos, está a Quinta-feira Santa, onde os fiéis celebram o profético evento da Última Ceia do Senhor, Sua última refeição na companhia de Seus Apóstolos. 

Leia também| O que a Bíblia fala sobre a Semana Santa?

Nesse Banquete Santo, Jesus, o Shalom do Pai, realiza um gesto profético que contém a mensagem de Salvação, oferecendo o pão e o vinho consagrados. Entre esses gestos do Senhor, está o momento onde ele toma o pão e o vinho e diz: “Tomai todos e comei: Isto é o meu corpo… Tomai todos e bebei: Isto é o meu sangue…” (cf. Mt  25,26). 

Os fiéis, desde o início da Igreja, entenderam que Jesus não falava de um teatro, de um simbolismo, mas se referia, de fato, ao evento de Transubstanciação do Pão e do Vinho consagrados. Isso quer dizer que, após a consagração, as espécies têm aparência de pão e de vinho, mas não são mais pão, nem vinho, mas o Corpo e o Sangue do Senhor. 

Segundo o grande Papa São João Paulo II, na encíclica Ecclesia de Eucharistia:  “A Eucaristia é verdadeiramente um pedaço do céu que se abre sobre a terra; é um raio de glória da Jerusalém celeste, que atravessa as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho”.

Uma noite solene e de dor

Assim, podemos afirmar com louvores e ações de graças a Deus, que esta noite é santa, é solene, é histórica e profundamente mística! É a noite onde o nosso Divino Mestre Jesus mostra, com exemplos, que é próprio do amor abaixar-se, doar-se sem medidas, por inteiro, até o fim. Essa noite é marcada, então, pela vivência radical do maior Mandamento da lei de Deus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34-35). Foi ali, ainda, que o Mestre declarou o nível de liberdade e de amor presentes em seus atos, todos estes voltados para a Salvação, para a conquista dos corações: “Desejei, ardentemente, comer com vocês esta última Ceia!” (Lc 22,15). 

Essa também, poderíamos afirmar sem dúvidas, foi uma noite de dor. Dor de vislumbre da solidão, do abandono, da traição, noite escura da alma de um Deus feito homem, que é todo amor. Nessa noite, o Mestre se dirige a seus apóstolos, seus seguidores mais íntimos e declara: “Um entre vocês vai me trair” (Lc 22,21).

Ainda nessa mesma noite, Jesus se  refugia na solidão e clama: “Pai, se é possível, afaste de mim este cálice, mas não faça a minha, mas a tua vontade!” (Lc 22,42). Tudo isso, vivenciado pelo Senhor na Última Ceia, foi como um prelúdio das cenas escuras que ele ainda teria que passar em vista da nossa salvação. 

Que esse dia renove em nossos corações um profundo amor e zelo pelo culto eucarístico, vivenciado na Santa Missa, atualização profética da presença real do Senhor, no vinho e no pão consagrados. 

Deus te abençoe sempre. Shalom!

Retiro de Semana Santa Shalom 2022

 A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá dos dias 14 a 17 de abril  de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.

A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição. 

[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]

Meditações para a Semana Santa 

Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.

Adquira o livro Meditações para a Semana Santa

Serviço

Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube 
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.