Formação

O que a Bíblia fala sobre a Semana Santa?

Podemos responder: Tudo! Sem a Sagrada Escritura, seria impossível compreender o significado real da Semana Santa.

comshalom

Responder a essa pergunta: o que a Bíblia diz sobre a Semana Santa? É responder tudo!

A Semana Santa é celebrada anualmente pela Liturgia da Igreja e consiste na contemplação e atualização dos mistérios que precedem a “Festa das Festas” e a “Solenidade das Solenidades”: a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. No oriente, é chamada “a grande semana”, pois antecede o domingo pascal, no qual os fiéis celebram a Ressurreição de Cristo, verdade culminante da fé cristã: “Por que procurais entre os mortos Aquele que vive? Ele não está aqui; ressuscitou” (Lc 24,5-6).  

É na Sagrada Escritura que encontramos os relatos sobre esses dias: “A Ressurreição de Jesus é (…) transmitida como fundamental pela Tradição, estabelecida pelos documentos do Novo Testamento, pregada, juntamente com a Cruz, como parte essencial do Mistério Pascal” (CIC, §638).

Portanto, sem a Sagrada Escritura, seria impossível compreender o significado real da Semana Santa, que é o ápice do grande retiro quaresmal que iniciamos na Quarta-feira de Cinzas e que nos preparou para acolher e atualizar o sacrifício pascal de Jesus em nossas vidas. Assim, compreendemos que a Semana Santa nos remete a eventos tão fundamentais para espiritualidade cristã, que a Liturgia nos proporciona viver um período preparatório de quarenta dias para melhor aproveitarmos todas as graças provenientes desses dias. 

Além disso, o Novo Testamento possibilita a comprovação histórica da Ressurreição de Jesus: “O mistério da ressurreição de Cristo é um acontecimento real, com manifestações historicamente verificadas, como atesta o Novo Testamento. Já São Paulo, por volta do ano 56, pôde escrever aos Coríntios: ‘Transmiti-vos, em primeiro lugar, o mesmo que havia recebido: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras: a seguir, apareceu a Pedro, depois aos Doze’ (1 Cor 15,3-4). O Apóstolo fala aqui da tradição viva da ressurreição, de que tinha tomado conhecimento após a sua conversão, às portas de Damasco” (CIC, §639).

Desde o Antigo Testamento, com os relatos sobre a Páscoa judaica, quando o povo saiu do Egito rumo à Terra Prometida, contemplamos a promessa do êxodo definitivo realizado por Cristo através de sua Paixão, morte e Ressurreição. Por isso, observar os acontecimentos do Antigo Testamento à luz do Novo Testamento e, ao mesmo tempo, complementar a leitura deste com as profecias e as tradições contidas naquele, é um dos segredos para que a Palavra de Deus penetre mais eficazmente no coração e produza os frutos de purificação e iluminação necessários para alimentar a fé, a esperança e a caridade cristãs.

Desse modo, acompanhar com atenção as leituras que a Liturgia Diária oferece durante os dias da Semana Santa, a partir do Domingo de Ramos até a celebração do Tríduo Pascal, torna-se fundamental para adentrar nesse mistério de Cruz e Ressurreição e acolher a vida nova que brota da oferta Pascal de Cristo.

Por isso, falar o que a bíblia diz sobre a Semana Santa é falar do gêneses ao apocalipse. Falar o que a bíblia diz sobre a Semana Santa é falar do Antigo ao Novo testamento.

Retiro de Semana Santa Shalom 2021

 A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em mais uma edição online, devido à pandemia da Covid-19. O encontro acontecerá do dia 1º ao dia 4 de abril  de 2021 em seu Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Além deles, Padre Cristiano Pinheiro, Padre João Wilkes e Padre Antônio Furtado conduzirão momentos formativos e oracionais durante o encontro.

A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuito, clique no link e faça já a sua inscrição. 

[CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO]

Meditações para a Semana Santa

A cada ano, a Comunidade tem lançado um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz sempre reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. O livro será usado no retiro online, auxiliando os participantes nas pregações, na Via-sacra e no espírito litúrgico de cada dia.

Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. É tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.

[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2021]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *