A Comunidade Shalom realiza pela primeira vez o “Alegrai-vos no Senhor” nos dias 13 e 14 de fevereiro, a partir das 9h. O evento é um retiro de carnaval híbrido, ou seja, com atividades virtuais e presenciais, iniciativa pioneira no país. A data corresponde ao período do carnaval, tempo forte de evangelização na instituição em uma tradição que alcança 34 anos de realização.
A palavra de ordem na divulgação do Retiro de Carnaval é a “proximidade”, assim como pede o Papa Francisco quando se refere à evangelização. “Precisamos evangelizar pessoa a pessoa, essa é a marca da evangelização na Igreja, da evangelização no Shalom”, explica Gabriella Dias, responsável pela evangelização na Comunidade Shalom.
“No Continente digital, nosso chamado evangelizador não é diferente, queremos conhecer as pessoas que vão participar do Alegrai-vos no Senhor, pois elas não são apenas um like para nós, por isso, todos estão envolvidos para se fazerem próximos aos participantes do retiro”, relata.
Evangelização com proximidade
É com essa motivação que evangelizadores de todas as 52 Missões da Comunidade Shalom e as 43 Obras de Difusão vão se empenhar para se tornarem próximas aos participantes do Alegrai-vos no Senhor antes, durante e depois de sua realização.
No Centro de Evangelização Shalom Jardim Guanabara, em Fortaleza, entre as atividades de divulgação do Retiro de Carnaval, os membros daquele Centro vão escrever cartas à mão e entregá-las como convite pessoal a moradores do bairro, para que participem do retiro em suas casas e possam assistir às Missas na Praça, nos dias do Retiro de Carnaval.
“O objetivo é escrever uma carta feita a partir da oração, que será como o convite especial de um amigo a outro para que possa participar de nosso retiro de carnaval, a fim de que aquele destinatário tenha uma experiência com a alegria verdadeira”. explica Adriana Farias, Coordenadora do Centro de Evangelização. A consagrada destaca que o objetivo é chegar a pelo menos 300 famílias só naquele bairro.
Encontro com alegria no retiro de carnaval
Adriana motiva o serviço de divulgação com muito entusiasmo, pois foi em um período de carnaval que ela teve sua experiência pessoal com Deus, no ano de 1989, através do Renascer, retiro pioneiro e aberto promovido pelo Shalom no período momino.
“Eu tinha 16 anos e participava de um grupo de oração carismática, o Gerfe, na Paróquia de São Pedro e São Paulo, quando fui convidada para ir para o Renascer”, conta a missionária da Comunidade de Aliança. “Eu vi naquele retiro um povo Alegre, era uma alegria que me atraiu. A experiência que eu tive com Deus foi tão forte que movimentou a minha vida de uma forma tão extraordinária. Deus gerou em mim uma alegria de dentro para fora e um desejo de sair e transmitir aquela felicidade”, testemunha.