Formação

Evangelizar nas redes sociais é tarefa nossa

Reconhecer as redes sociais como um dom de Deus é reconhecer, então, que a tarefa de evangelizar através delas cabe a nós e nenhum cristão está isento dela.

comshalom
Unsplash

A igreja considera que os meios de comunicação são sem dúvida fruto do engenho e do trabalho humano, mas são, primeiro que tudo, dons de Deus, Criador do homem e inspirador de todas as boas obras. A afirmação é do papa Pio XII, já em 1957, na Ecíclica Miranda Prorsus. Não é de hoje que a Santa Igreja reconhece a importância e tem atenção aos meios de comunicação. Posso, então, ser cristão e me isentar da missão de evangelizar nas redes sociais?

Os meios nos quais Pio XII se referia na época eram o rádio, o cinema e a então recente televisão. Mas a mensagem se atualiza perfeitamente aos tempos atuais, onde predominam como meios de comunicação a internet e, especialmente, as redes sociais. Como o próprio nome os define, os meios de comunicação são meios, e não nossa finalidade. Nosso olhar, então, deve voltar-se para aqueles a quem nos dirigimos todos os dias, a quem se destina a nossa mensagem.

Nos ensina o Papa Francisco que a vida de um Cristão é missão, e assim como os profetas do antigo testamento, nós devemos aplainar os caminhos para anunciar a boa nova, ofertando a nossa vida para que Deus possa ser conhecido e amado. Longe de excluir nossas relações presenciais, as redes sociais complementam e ampliam essa comunicação, e são um campo sadio e fecundo na medida em que as usamos com coerência e responsabilidade.

Reconhecer as redes sociais como um dom de Deus é reconhecer, então, que a tarefa de evangelizar através delas cabe a nós e nenhum cristão está isento dela. É reconhecer que, antes de uma obrigação, é um imenso privilégio ser, on-line ou off-line, promotor da paz para os corações de tantos homens e mulheres sedentos de uma autêntica experiência com Deus. Nosso Pai conta com nossa resposta generosa para abrirmos o nosso coração para os meios de comunicação e, assim, abrir os corações dos homens para Cristo!

Quer saber mais sobre como evangelizar na internet? Se liga no novo lançamento das Edições Shalom: Como Evangelizar nas Redes Sociais. O livro será lançado no Fórum Shalom 2018 em Fortaleza/CE, e se encontra na pré-venda no site da Livraria Shalom.

Como evangelizar nas redes sociais – Franco Galdino e Larissa Moura

128 páginas – Edições Shalom – Para comprar: http://bit.ly/2LB19K7

Larissa Moura


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *