Formação

Exaltação da Santa Cruz

comshalom

Foi no ano 335, por ocasião da dedicação de duas basílicasconstantinianas de Jerusalém, a do Martyrium ou Ad Crucem no Gólgota, foiconstruída sobre o Monte do Gólgota, e a do Anástasis, isto é Ressurreição, foiconstruída no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e foi ressuscitado pelopoder de Deus, sendo celebrada pela primeira vez a festa em honra da SantaCruz, estas basílicas foram construídas em Jerusalém por ordem de Constantino,filho de Santa Helena.

 Quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis.Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelo rei persa Cosroe Parviz, durantea conquista da cidade Santa e a partir do seculo VII comemora-se a recuperaçãoda preciosa relíquia pelo imperador Heráclio em 628. Os historiadores contamque o imperador levou a Santa Cruz às costas desde Tiberíades até Jerusalém, ondea entregou ao patriarca Zacaria, no dia 3 de maio de 630 tendo sido a Festa daExaltação da Santa Cruz também a ser celebrada no Ocidente.

 A celebração atual tem umsignificado bem maior do que o encontro pela piedosa mãe do imperadorConstantino, Santa Helena. A festividade lembra aos cristãos o triunfo deJesus, vencedor da morte e ressuscitado pelo poder de Deus. Cristo, encarnadona sua realidade concreta humano-divina, se submete voluntariamente à humildecondição de escravo (a cruz era o tormento reservado para os escravos) e osuplício infame transformou-se em glória perene. Assim a cruz torna-se osímbolo e o compêndio da religião cristã.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *