TEMA: LC 5, 27-32
A Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: leitura, meditação, oração, contemplação. Assim os degraus são para nos abrir a ação do Espírito Santo.
“Vivamos então a Quaresma como um tempo "eucarístico", no qual, acolhendo o amor de Jesus, aprendemos a difundi-lo à nossa volta com todos os gestos e palavras. Contemplar "Aquele que trespassaram" estimular-nos-á desta forma a abrir o coração aos outros reconhecendo as feridas provocadas à dignidade do ser humano; impulsionar-nos-á, sobretudo, a combater qualquer forma de desprezo da vida e de exploração da pessoa e a aliviar os dramas da solidão e do abandono de tantas pessoas”(BENTO XVI).
OREMOS ENTÃO:
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra.
Oremos: ó Deus, que instruístes os corações
dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos retamente
todas as coisas segundo o mesmo espírito
e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo Senhor nosso.
Amém”.
1º DEGRAU – LEITURA (LECTIO)
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete paraJesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outraspessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seusmestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por quevós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
Hoje a Liturgia pede-nos para voltar o nosso olhar para a misericórdia de Jesus, que escolhe os pecadores para manifestar a sua graça, em vista da conversão do seu povo. Olhar para nós mesmos requer essa liberdade interior de ser acolhidos por Jesus, e de ao mesmo tempo de reconhecer nossos pecados e abandonar-se em Deus.
Qual mensagem se percebe mais no texto, é importante reler o texto quantas vezes for preciso
2º DEGRAU: MEDITAÇÃO – O QUE O TEXTO ME DIZ?
Ao escutar o chamado de Jesus: “Segue-me”, como eu reajo? será que eu me disponho a seguir Jesus, mesmo reconhecendo o meu nada? Ou me paraliso diante do meu orgulho e não avanço numa vida de conversão para Deus?
Procure confrontar sua vida com a mensagem que o texto passa
3º DEGRAU: ORAÇÃO – O QUE DIGO A DEUS?
Oh meu Jesus cheio de bondade, reconheço que Tu vens chamar os pecadores, por isso eu reconheço o meu nada, que sou fraco e que eu sempre vacilo. Tende misericórdia, Tende misericórdia. Faz-me acolher na tua bondade, deixai-me conduzir ao som da sua voz, como um novo caminho para a minha vida.
Prossiga sua oração com uma oração sincera, demorada, cheia de reverência e acolhimento de Deus.
4º DEGRAU: CONTEMPLAÇÃO
Senhor, a ti o meu louvor e gratidão por toda obra de amor que tu mesmo realizas para a minha vida. Para ti não há condenação que impeça de agir a sua misericórdia. Bendito seja o seu nome, pois grandes coisas fez em minha vida e muito tens a realizar, ao renovar hoje o meu seguimento a ti. Todo louvor e gratidão por meio da sua grande bondade.
Diante do que o texto disse, do que me confrontou , do que eu disse a Deus, deixe Deus fazer em sua vida a sua obra.
Que eu passe o dia de hoje rezando e vivendo essa frase: “Eu vim chamar não os justos, mas os pecadores”.