TEMA: LC 9, 22-25
A Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: leitura, meditação, oração, contemplação. Assim os degraus são para nos abrir a ação do Espírito Santo.
“É precisamente a esta salvação integral que a Quaresma nos quer guiar, tendo em vista a vitória de Cristo sobre todo o mal que oprime o homem. Quando nos voltarmos para o Mestre divino, nos convertermos a Ele, experimentarmos a sua misericórdia através do sacramento da Reconciliação, descobriremos um «olhar» que nos perscruta profundamente e que pode reanimar as multidões e cada um de nós. Esse olhar devolve a confiança a quantos não se fecharem no cepticismo, abrindo à sua frente a perspectiva da eternidade feliz. Portanto, já na história – mesmo quando o ódio parece prevalecer –, o Senhor nunca deixa faltar o testemunho luminoso do seu amor” (Bento XVI).
OREMOS ENTÃO:
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra.
Oremos: ó Deus, que instruístes os corações
dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos retamente
todas as coisas segundo o mesmo espírito
e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo Senhor nosso.
Amém”.
1º DEGRAU – LEITURA (LECTIO)
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
Após a Quarta-feira de cinzas, depois de ter refletido acerca dos propósitos da Quaresma, seja pelo jejum, oração e esmola, hoje a Liturgia aponta para o caminho pascal como encontro com Cristo: eis a nossa meta: trilhar um caminho na quaresma com o espírito pascal de Cristo. Entreguemo-nos na morte diária das nossas paixões, para ressuscitarmos com Cristo. Não há ressurreição sem cruz! Não há vida eterna sem morte para o mundo e para a vida velha e de pecado. “Se morremos com Cristo ressuscitamos com Ele.”
Descubra no texto o que Deus diz, o que você percebe, quais os sentimentos, os personagens, qual enfim a mensagem deste texto.
2º DEGRAU: MEDITAÇÃO – O QUE O TEXTO ME DIZ?
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua Cruz cada dia, e siga-me”. Você está disposto a viver essa exigência de amor? O que hoje é mais difícil para você despojar-se? São os bens materiais? Família? Amigos? Festas? A comodidade diante da evangelização? O compromisso com a oração diária? A caridade com os irmãos?
Descubra o que na sua vida, diante da mensagem que você leu no texto, se você a vive, se você precisa viver, o que precisa fazer, como deve proceder.
3º DEGRAU: ORAÇÃO – O QUE DIGO A DEUS?
Meu Jesus misericórdia, tu bem sabes o quanto sou resistente ao cumprimento da tua Palavra. Ainda temo carregar a minha cruz, porque ainda estou voltado com o olhar para as coisas do mundo. Converte o meu coração, para despojando do que é velho, eu possa amadurecer numa vida de intimidade verdadeira, desejando só a ti Senhor! Dá-me a graça necessária, pois tu sabes o quanto preciso de ti.
Prossiga fazendo uma oração sua, com suas palavras, como em um diálogo, lembre de usar do louvor , da sinceridade, não precisa ser bem elaborada, basta ser sincera e temente a Deus.
4º DEGRAU: CONTEMPLAÇÃO
Senhor, agradeço pelo teu amor e a ação da tua Palavra, que faz tirar o meu coração das coisas do mundo ao mostrar-me o caminho da Cruz, que é um caminho de sacrifício mas é também de graça e de santidade. Que eu possa, com a graça do Espírito Santo perseverar no teu amor, carregando diariamente a cruz que tu me dás e não a cruz que eu desejo.
Neste momento perceba em sua vida, o que o texto e Deus faz em você, e como deve sair desta oração.
Que o meu direcionamento nesse dia seja: “QUEM PERDER A SUA VIDA POR MINHA CAUSA, ESSE A SAVARÁ”!