Formação

[exercícios de Lectio]

TEMA: LC 9, 22-25

     
        A Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: leitura, meditação, oração, contemplação. Assim os degraus são para nos abrir a ação do Espírito Santo. 

“É precisamente a esta salvação integral que a Quaresma nos quer guiar, tendo em vista a vitória de Cristo sobre todo o mal que oprime o homem. Quando nos voltarmos para o Mestre divino, nos convertermos a Ele, experimentarmos a sua misericórdia através do sacramento da Reconciliação, descobriremos um «olhar» que nos perscruta profundamente e que pode reanimar as multidões e cada um de nós. Esse olhar devolve a confiança a quantos não se fecharem no cepticismo, abrindo à sua frente a perspectiva da eternidade feliz. Portanto, já na história – mesmo quando o ódio parece prevalecer –, o Senhor nunca deixa faltar o testemunho luminoso do seu amor” (Bento XVI).

OREMOS ENTÃO:

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra.

Oremos: ó Deus, que instruístes os corações

dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,

fazei que apreciemos retamente

todas as coisas segundo o mesmo espírito

e gozemos sempre da sua consolação.

Por Cristo Senhor nosso.

  Amém”. 

1º  DEGRAU – LEITURA (LECTIO) 
 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filhodo Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumossacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceirodia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

Após a Quarta-feira de cinzas, depois de ter refletido acerca dos propósitos da Quaresma, seja pelo jejum, oração e esmola, hoje a Liturgia aponta para o caminho pascal como encontro com Cristo: eis a nossa meta: trilhar um caminho na quaresma com o espírito pascal de Cristo. Entreguemo-nos na morte diária das nossas paixões, para ressuscitarmos com Cristo. Não há ressurreição sem cruz! Não há vida eterna sem morte para o mundo e para a vida velha e de pecado. “Se morremos com Cristo ressuscitamos com Ele.”

Descubra no texto o que Deus diz, o que você percebe, quais os sentimentos, os personagens, qual enfim a mensagem deste texto.

 

2º  DEGRAU: MEDITAÇÃO – O QUE O TEXTO ME DIZ?

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua Cruz cada dia, e siga-me”. Você está disposto a viver essa exigência de amor? O que hoje é mais difícil para você despojar-se? São os bens materiais? Família? Amigos? Festas? A comodidade diante da evangelização? O compromisso com a oração diária? A caridade com os irmãos?

Descubra o que na sua vida, diante da mensagem que você leu no texto, se você a vive, se você precisa viver, o que precisa fazer, como deve proceder.

3º DEGRAU: ORAÇÃO – O QUE DIGO A DEUS? 

Meu Jesus misericórdia, tu bem sabes o quanto sou resistente ao cumprimento da tua Palavra. Ainda temo carregar a minha cruz, porque ainda estou voltado com o olhar para as coisas do mundo. Converte o meu coração, para despojando do que é velho, eu possa amadurecer numa vida de intimidade verdadeira, desejando só a ti Senhor! Dá-me a graça necessária, pois tu sabes o quanto preciso de ti.

Prossiga fazendo uma oração sua, com suas palavras, como em um diálogo, lembre de usar do louvor , da sinceridade, não precisa ser bem elaborada, basta ser sincera e temente a Deus.

4º DEGRAU: CONTEMPLAÇÃO

Senhor, agradeço pelo teu amor e a ação da tua Palavra, que faz tirar o meu coração das coisas do mundo ao mostrar-me o caminho da Cruz, que é um caminho de sacrifício mas é também de graça e de santidade. Que eu possa, com a graça do Espírito Santo perseverar no teu amor, carregando diariamente a cruz que tu me dás e não a cruz que eu desejo. 

Neste momento perceba em sua vida, o que o texto e Deus faz em você, e como deve sair desta oração.

Que o meu direcionamento nesse dia seja: “QUEM PERDER A SUA VIDA POR MINHA CAUSA, ESSE A SAVARÁ”! 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *