O Retiro de Semana Santa da Comunidade Shalom de Fortaleza apresenta, nesta edição, uma exposição especial das sagradas relíquias. A mostra recebe o título de “Senhor, é a Vossa face que eu procuro”, na área interna do Ginásio Paulo Sarasate. Os participantes do retiro poderão ter contato visual com exemplares das representações da Face de Cristo ao longo da história, além de imagens de Jesus Flagelado e crucifixos de diferentes estilos. A grande preciosidade da exposição é a Relíquia da Santa Cruz.
Ao apontar para o QR CODE, próximo a cada relíquia, o participante poderá aprofundar-se mais sobre a história e o significado de cada uma delas.
Padre Antônio Furtado, mantenedor das relíquias, conta como foi a chegada da relíquia da Santa Cruz na Comunidade Católica Shalom, recebida diretamente pelas mãos do Padre Bernardo, um jesuíta que morreu com 95 anos. “Nós temos o documento que veio do Vaticano, documento este que possui mais de 1.800 anos. E como de costume foi levada para terras de missões como no Vietnã”, explica.
Durante o Retiro de Semana Santa, diversas pessoas tiveram a graça de estarem diante de algumas relíquias, entre elas a da Santa Cruz do Nosso Senhor.
Jonas Santos, de 25 anos, aproveitou o primeiro dia do retiro para visitar a exposição. “É incrível estar diante da relíquia da Santa Cruz, da qual se extrai tantos sentimentos, como a memória do sacrifício de Deus por nós, sobretudo o próprio Jesus que e entregou pela humanidade, pela minha vida, e que derramou até a sua última gota de sangue para nos purificar, é um sentimento de se abaixar no nosso dia a dia e meditar este sacrifício de amor por mim e pela humanidade”, destaca o jovem.
A curadoria reúne o Santo Mandylion, a Face de Cristo de Turim, o Véu de Manoppello, a Santa Face de Tours, um Crucifixo Realista, Crucifixo com as estações da Via-Sacra, a Cena do Calvário, Espinho de uma planta semelhante à que foi utilizada para a coroa de espinhos, Jesus Flagelado, o Ecce Homo de Santa Teresa, a Rosa de Jericó e o Ícone da Descida do Senhor à Mansão dos Mortos
Todas essas relíquias encontram-se permanentemente expostas na Capela das Relíquias, no prédio da FM Shalom, no Shalom da Paz, na Rua Maria Tomázia, 72 – Aldeota.