Olhando para o mundo percebemos a família sendo destruída em seus valores, vemos o divórcio sendo aderido por muitos casais como solução para seus matrimônios feridos, vemos as divisões, as discórdias, o adultério, as incompreensões entre pais e filhos, vidas geradas fora da família, crianças privadas da proteção e do acolhimento dos seus pais, famílias sofrendo pela falta de condições mínimas para sobreviver. Diante desse quadro, é preciso que as famílias parem e escutem as palavras de São João Paulo II:
“Olha! Ouve isto: Deus quer que sejas bela; que sirvas à plenitude da dignidade humana e da santidade de Cristo; que sirvas ao amor e à vida. Tiveste início no Criador e foste santificada pelo Espírito Paráclito, para vir a ser a esperança de todas as nações” (Catedral/Rio de Janeiro, 04/10/1997).
O Papa sintetizou em poucas palavras a missão e a grande dignidade da família. Cada família foi constituída pelo próprio Deus. Em Gênesis, temos o início da primeira família humana e, com o nascimento de Jesus, na família de Nazaré, a misericórdia do Pai abraçou definitivamente cada família, resgatando-a e dignificando-a, dizendo, em todos os tempos, a todas e a cada uma:
“Tu não estás mais sozinha, por maior que possa parecer a tua dificuldade, por maior que seja o desafio que a tua família enfrenta hoje, tenha esperança, pois estou contigo, vim para te salvar, para te animar, para trazer de novo o amor e a unidade perdida”.
Família, Deus quer que sejas bela, que redescubras o teu valor, que retornes ao projeto original de Deus, que busques no Senhor da vida a razão da tua existência. Foste constituída para ser uma comunidade de vida e de amor, na qual os pais comunicam a vida e, no exercício da maternidade e da paternidade, educam seus filhos na dimensão do amor, capacitando-os a viver plenamente sua condição de filho de Deus e a construir um mundo melhor para si e para a humanidade.
O Senhor deu-nos um modelo de família para seguirmos. Ele nos deu a sua família. Deus deseja esculpir em cada lar cristão mulheres semelhantes à Maria, em sua ternura de esposa, doçura de mãe e total abertura à vontade de Deus. Homens como José, que são referenciais para o mundo de fidelidade, dedicação e obediência à voz do Senhor. Filhos que seguem Jesus em seu amor incondicional a Deus e aos irmãos, no desejo de transformar o mundo e de levar a todos a grande novidade do Evangelho.
O mundo está enfermo porque não está em sintonia com o plano de Deus, porque elegeu para si valores contrários ao Evangelho, porque quer construir sua felicidade em bases falsas instrumentalizando o outro, por isso, sofre e faz sofrer.
É preciso redescobrir a beleza do matrimônio, a alegria de estar juntos, de compartilhar a vida, as vitórias, os sonhos e também de dividir as dores e decepções. É preciso redescobrir a alegria nas pequenas coisas, no sorriso sincero, no abraço carinhoso, nos gestos delicados, nas palavras suaves, no olhar que vê além das aparências. É preciso redescobrir o grande e precioso dom que são os filhos e estar aberto para acolhê-los, aceitá-los, formá-los e amá-los. É necessário, ainda, estar juntos de Deus para aprender a amar, principalmente quando a estrada se torna difícil e as dificuldades aparentemente insuperáveis; rezar para permanecer fiel, para ser capaz de perdoar e, a cada dia, receber a força e a graça de sempre recomeçar.
Porém, se tua família está ferida, se o teu cônjuge está distante, se o pecado está tentando destruir o amor e a unidade em teu matrimônio, se os teus filhos estão perdidos nos vícios e enganos do mundo, não se desespere, creia que Jesus é capaz de reconstruir o teu lar, de trazer de volta o vinho novo do amor. Tome a iniciativa, comece por você, reconcilie-se com Deus e acolha o Emanuel em tua vida . Não importa que essa iniciativa no início seja apenas tua. Desista do ódio, das mágoas, dos ressentimentos, das grosserias, da frieza. Aceite as fraquezas e as diferenças do outro. Peça a Deus a graça da paciência e do perdão constantes e, aos poucos, tenha certeza, você perceberá mudanças concretas em tua família.
Vale a pena lutar pela unidade da sua família, pela preservação do teu matrimônio. Acredite na grande força do amor de Deus que é capaz de tornar fiel o infiel, de semear a paz em meio à discórdia, de reconduzir aquele que se desviou, que é capaz de trazer vida nova para ti e para os teus.
Família, foste santificada pelo Espírito Santo para vir a ser a esperança de todas as nações. O mundo precisa do teu testemunho, as novas gerações necessitam aprender contigo o verdadeiro sentido do amor, da generosidade, da partilha. As novas gerações precisam crer em sua dignidade de filhos de Deus e como tal serem protagonistas de um mundo novo, construtores da civilização do amor.
Elisa Maria Barroso
Formação Março/2009
Curso gravado no congresso Família Shalom 2006 (Fortaleza-CE), composto de cinco pregações do Prof. Felipe Aquino que mostram que a Família é gerada no Amor de Deus e expressão desse mesmo amor.
Adquira o seu [AQUI].