Notícias

Família polonesa convida missionário do Shalom para ser padrinho de Batismo de seu filho

“Quando Agnieszka me fez o convite para ser padrinho de Batismo do Stefan eu não acreditei a princípio. Foi realmente uma grande surpresa de Deus! Fiquei muito feliz com o convite e de imediato respondi ‘sim'”, partilha o jovem missionário.

A missão da Comunidade Católica Shalom em Varsóvia celebrou no mês de junho a iniciação na fé católica de Stefan Nowacki, que teve como padrinho de Batismo Guilherme Souza, missionário da Comunidade de Vida. “Pelo Batismo, somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão” (CIC 1213).

A família Nowacki é próxima dos membros da Comunidade desde o início da missão em Varsóvia. Quando os missionários chegaram às terras polonesas em 2017, Agnieszka e Robert com seus três filhos (Franciszek, Jan e Maria) se aproximaram muito deles, pois eram seus vizinhos. Sem falar fluentemente o idioma local, os missionários precisavam estudar e para isso foi criado um vínculo de amizade com a família que cresceu ao longo desses dois anos e meio de missão.

Em 5 de janeiro de 2020, nasceu o quarto filho do casal, Stefan e o missionário Guilherme Souza foi convidado para ser seu padrinho de batismo. Surpreso com o convite, Guilherme partilhou como foi importante para ele e para a missão viver este momento com a família polonesa:

“Quando Agnieszka me fez o convite para ser padrinho de Batismo do Stefan eu não acreditei a princípio. Foi realmente uma grande surpresa de Deus! Fiquei muito feliz com o convite e de imediato respondi “sim” , mas ainda surpreso e tentando entender o mistério de tão bela missão. Acho que eu não esperava este convite porque normalmente escolhe-se para padrinho alguém da família, ou algum amigo de anos dos pais, e o convite ter sido feito a mim, missionário, estrangeiro, que mora há apenas dois anos na Polônia e que ainda não fala fluentemente o idioma local, aos poucos me fazia compreender que havia outro mistério de Deus muito mais profundo que aí se realizava. Fui convidado para ser padrinho de uma criança polonesa, ser padrinho de uma criança que é parte do povo para o qual fui enviado em missão. Além da beleza em poder ser padrinho de batismo e ser aquele que ajuda e conduz na fé cristã, Deus me fez entender que essa missão dada por Ele representa também a ligação com o povo ao qual nós, Carisma Shalom fomos enviados aqui. Em Cristo somos chamados a sermos um com o povo polonês, a desposá-lo com todo nosso coração e se necessário, dar a vida por ele. O pequeno Stefan também é um sinal para mim de amor ao povo que Deus me confia”. 

Não é a primeira vez que em Varsóvia Deus dá sinais por meio dos sacramentos da Igreja de que alcança o povo por meio do Carisma Shalom. No último ano, a missionária Danielle Correa também se tornou madrinha de Batismo de uma criança polonesa, confirmando que o Carisma Shalom é realmente universal, um carisma para todos os povos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *