Institucional

Família será tema da Jornada Mundial das Comunicações Sociais

comshalom

Familia_AutorLouiseDocker_CC_BY_2_0

 

“Comunicar a família. Ambiente privilegiado do encontro, na gratuidade do amor”, é o tema da Jornada Mundial das Comunicações Sociais 2015, divulgado nesta segunda-feira pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais.

 

A nota explica que o tema se insere no contexto do tema central dos próximos dois Sínodos: a família. O Dia Mundial das Comunicações se celebra no domingo anterior à festa de Pentecostes e a Mensagem do Papa é tradicionalmente publicada por ocasião da festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, em 24 de janeiro.

O Pontifício Conselho assinala em sua nota que “os fatos diários nos dizem também sobre as dificuldades que a família atravessa atualmente. As mudanças culturais muitas vezes não ajudam a entender o grande bem que é a família”.

“As relações entre os membros da comunidade familiar são inspiradas e guiadas pela lei da ‘gratuidade’ que, respeitando e favorecendo em todos e em cada um a dignidade pessoal como único título de valor, se torna acolhimento cordial, encontro e diálogo, disponibilidade desinteressada, serviço generoso, solidariedade profunda”.

“Como ainda dizer em nossos dias, ao homem ferido e desiludido, que o amor entre um homem e uma mulher é uma coisa boa? Como fazer com que os filhos experimentem que são um dom precioso? Como aquecer o coração da sociedade ferida e provada por tantas desilusões de amor e dizer a ela: força, recomecemos? Como dizer que a família é o primeiro e significativo ambiente no qual se experimenta a beleza da vida, a alegria do amor, a gratuidade do dom, a consolação do perdão oferecido e recebido, e onde se inicia a encontrar-se com o outro”.

“A Igreja hoje –conclui o texto– deve novamente aprender a dizer o quanto a família é um grande dom, bom e belo. É chamada a encontrar o modo para expressar que a gratuidade do amor, que se oferece aos esposos, aproxima todos os homens a Deus e esta é uma tarefa magnífica. Por que? Porque direciona o olhar à verdadeira realidade do homem e abre as portas para o futuro, a vida”.

 

Fonte: ACI


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *