“Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração”. Este foi o tema do primeiro Seminário de Vida no Espirito Santo para Casais, na Comunidade Católica Shalom Ananindeua, que ocorreu no último final de semana de agosto. O encontro proporcionou aos casais uma experiência com o amor e o perdão de Deus, para que se formem casais como rochas, em Cristo.
Miguel Nivaldo missionário da Comunidade Aliança que estava conduzindo o retiro conta o que diferencia um casal que tem uma experiência com Deus, conta também o seu testemunho. “Um casal que tem um encontro com Deus, tem uma diferença visível, pois é uma família que descobre a alegria do evangelho, a alegria do céu, o sentido do perdão, da misericórdia e o amor pessoal de Deus”. Completa falando sobre uma frase que Moyses diz nos Escritos, “Só haverá mundo novo se houver famílias novas, se houver casais novos”.
Ele explica também a importância de ter a base da família na igreja e quais as dificuldades que as novas famílias estão encontrando. “ Há um flagelo muito grande no mundo de hoje, porque as famílias de hoje, não tem as bases constituídas em Cristo, então a importância de uma família baseada em Cristo é essa. Uma família em Cristo é uma casa que conhece o amor de Deus, conhece o amor de Jesus Cristo é uma casa que tende a ser firmada na rocha, como diz o próprio senhor Jesus Cristo. Juntos, são constituídos valores, o amor reina naquela família. Cristo sendo o Centro, todas as outras coisas se organizam”, completa.
Miguel, explica ainda o que está errado nas famílias modernas. “Diante do grande indiferentismo religioso muitas famílias não procuram mais a Deus, procuram a felicidade em coisas, em pessoas, em lugares, o homem não procura mais Deus, a família não procura mais a religião, os valores vão se perdendo e as famílias em geral vão sendo flageladas, pelas drogas, pelo consumismo, pela busca desenfreada pelo prazer, do ter, do possuir, e vai gerando muitas famílias vazias, pais que não sabem educar filhos que acabam se perdendo”,diz
Fala também sobre que a formação dentro da comunidade, é necessária a fraternidade durante a caminhada no grupo de oração “Deus nos constituiu família, nos constituiu comunidade, a Trindade Santa, Deus não é sozinho é Trindade. “No Shalom ninguém caminha sozinho e a gente sempre é ajudado pelo outro, então eu creio que isso contribuem muito para formação humana e espiritual. Mesmo porque a comunidade tem uma formação bem sólida em relação a essa dimensão de formação”explicou.
E conclui falando sobre a oração na vida do casal, em um retiro Deus dava uma visualização de um casal sem vida de oração que era o mesmo que ter uma casa sem teto. “ A casa sem teto é como o casal sem oração, porque a casa sem teto é uma casa sujeita a todas as intempéries, a sol a chuva a ventos, está sujeita também a entrada de ladrões e soltadores, então uma casa sem teto é uma casa frágil é uma casa sem proteção nenhuma, destinada a ruína, e Deus é muito sábio aconselhando os casais à oração, pois é a partir dela que a família vai fortalecendo esse “teto” vai sendo construido e a família vai sendo protegida, a família vai sendo curada”.
Redação
Ministério de Comunicação Belém