Notícias

Fé e devoção do técnico da seleção brasileira chama atenção nas redes sociais

Católico, Tite se fortalece com orações e devoção à Virgem Maria e São Jorge.

comshalom
Tite com um terço em mãos durante treino no Catar (Imagem/Lucas Figueiredo -CBF)

O técnico da Seleção brasileira de futebol, Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, tem um exercício diário que o ajuda a manter a tranquilidade mediante tantas pressões e desafios: uma vida de espiritualidade com muita fé e devocionais.

Em busca do hexacampeonato mundial de futebol, o comandante do time brasileiro, sempre fez questão de demonstrar sua devoção a Nossa Senhora e São Jorge. Um hábito frequente é  acender uma vela sempre antes de cada jogo e visitar um local religioso antes de jogos e viagens.

Leia também| Conheça o católico que inventou a Copa do Mundo

Além disso, Tite tem e costuma levar velas e objetos religiosos para onde vai, e ir à Santa Missa. Como ocorreu no Mundial de Clubes de 2012 e na Copa de 2018, ele encontrou igrejas no Japão e na Rússia, respectivamente.

Manifestação de fé

A dois dias da estreia do Brasil no Mundial, Tite foi a uma mesquita, em Doha, onde ficou cerca de 10 minutos. Ele fez o mesmo na véspera da segunda partida, contra a Suíça. Por mais que o Catar seja um país muçulmano, com o islamismo mais presente, o treinador encontrou uma maneira rezar e não se incomodou em frequentar templos de outras religiões. Ele prega respeito às diferentes manifestações da fé.

Tite usa pulseiras com símbolos religiosos — Foto: Bruno Cassucci/ge

Mais do que religião, eu procuro fazer o bem. Eu tenho muito respeito a todas as religiões, eu acredito mais em espiritualidade, o meu Deus é o mesmo Deus do outro técnico, dos outros atletas de todas as formas, de todos os jeitos. Não gosto de usar o nome de Deus em vão para fortalecer uma ideia daquilo que eu concebo, não gosto. Tenho muito cuidado em relação a isso. Mas também sou católico, gosto de fazer oração porque é uma forma de meditação e alguma forma que eu encontro paz, me dá discernimento” disse Tite, em exclusiva a um jornal.

Confira| Saiba como é a Igreja católica no Qatar

Além da visita à mesquita em Doha, o técnico da Seleção também pratica a fé nos treinos. Desde Turim, na Itália, quando o Brasil iniciou a preparação para a Copa do Mundo, Tite foi visto com um terço pendurado ao apito que usa para comandar as atividades.

‘Não é amuleto’

 

Nas redes sociais e em coletivas de imprensa, ele explica que estar com terço não é por superstição, mas uma demonstração da religiosidade e da fé que ele tem em Nossa Senhora. Sou um turbilhão, algo que fica fervendo por dentro. Para que eu possa encontrar o caminho correto, a espiritualidade é dívida e transcende. Ela é de Nossa Senhora, Jesus Cristo, de Deus“, explica Tite.

Tite tem um terço pendurado no apito que usa nos treinos da Seleção — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

 

Tite aprendeu a rezar com a mãe, ‘”um dos legados que a minha mãe me trouxe foi o da oração, da espiritualidade e fundamentalmente procurar fazer o bem. Então eu trago comigo, de uma forma representativa de proteção, de espiritualidade, de oração pra mim, para ter paz, discernimento, senso de justiça” completou o técnico.

CBF e religiosidade

Embora Tite não esconda os hábitos religiosos e a maioria dos jogadores compartilhe da fé do treinador, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) proíbe a realização de cultos religiosos no local de preparação da Seleção desde 2015.

A medida foi tomada em 2015, quando um pastor evangélico se reuniu com 10 jogadores da seleção de Dunga na concentração do time em Boston, quando a equipe enfrentaria os Estados Unidos. O encontro não tinha a autorização da CBF. A decisão, entretanto, não impede as manifestações religiosas de âmbito pessoal da comissão técnica e dos jogadores.

-Com informações de Conmebol, Aleteia e GE

Veja mais:

Descubra quem é o jogador convocado para a Copa em Qatar que foi crismado pelo Papa Francisco

O sofrimento nos da possibilidades

E quando as coisas dão errado?

Confira como a atividade física favorece a vida de oração


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.