Institucional

Fé e história: veja algumas opções de cidades para conhecer nessas férias

As férias são um tempo propício para reunir os amigos e fazer um ótimo passeio. Já pensou em conhecer alguns pontos religiosos de Minas Gerais? Além do mar de montanhas, Minas é marcada pela fé e devoção, guardando em suas cidades e distritos inúmeras igrejas e santuários.

Conheça alguns desses lugares:

  • Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas): Há 83 km da capital Belo Horizonte, o Santuário foi construído a partir da segunda metade do século XVIII. É formado por uma igreja, cujo interior é decorado em magnífico estilo rococó, de inspiração italiana; por uma escadaria externa decorada com estátuas dos Doze Profetas; e por seis capelas (passos) que representam as Estações da Cruz, que abrigam esculturas policrômicas de Aleijadinho, obras-primas da arte barroca de uma forma altamente original, comovente e expressiva.

  • Santuário da Santíssima Trindade (Tiradentes): Construída em estilo Barroco-Rococó e tombada em nível nacional pelo IPHAN, a igreja fica na charmosa cidade de Tiradentes, há 194 km de Belo Horizonte.

  • Igreja de São Francisco de Assis (Diamantina): O estilo predominante na Igreja de São Francisco, de 1775, é o rococó – os bonitos entalhes dos altares combinam madeira e ouro. Aproveite para subir na torre dos sinos, aberta à visitação. A igreja de São Francisco, no município de Diamantina, fica há 290km da capital.

  • Capela Nhá Chica (São Lourenço): Construída pelo artista plástico Marco Aurélio, a capelinha encanta todos com o trabalho artesanal e a criatividade e bom gosto do artista. A capela Nhá Chica foi recoberta com milhares de cacos, cortados manualmente e colocados um a um. No seu interior, uma surpresa, magníficos painéis retratando imagens de São Lourenço e da Nhá Chica. São Lourenço fica a 400km de Belo Horizonte.

  • Ouro Preto: Eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto é uma cidade que respira arte e história, com suas ladeiras de pedra, fachadas em estilo barroco, igrejas seculares e casarões históricos. O município, que fica a 97 km de Belo Horizonte, é um verdadeiro museu a céu aberto.

  • Mariana: Primeira capital de Minas Gerais, Mariana está localizada há 117km de Belo Horizonte. Os atrativos históricos e culturais fazem do passeio uma viagem ao século 18. No Centro Histórico, as igrejas, os museus e o casario colonial retratam a opulência de onde Minas começou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *