A Ciência está cada vez mais reconhecendo a fé como algo relevante e de extrema importância para o bem estar físico e mental dos indivíduos. Dezenas de estudos na área da Psicologia vem comprovando que fiéis são mais felizes, vivem mais, conseguem combater doenças e superar adversidades com mais facilidade quando estes praticam ou frequentam alguma prática religiosa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Segundo um estudo realizado na Europa, na Universidade de Duke 2020, as práticas religiosas estimulam algo essencial para o ser humano: o espírito de comunidade. Os fiéis normalmente não estão sozinhos, estão cercados de outros que têm a mesma fé, o que ajuda a superar a depressão e os problemas da vida. Esses estudos revelaram que pessoas que têm fé vivem mais, cerca de 25% a mais que os descrentes, além de terem mais disposições físicas e saúde mental devido a um sistema imunológico e de defesa muito mais fortalecidos. Isso explica porque as pessoas mais religiosas vivem em média 7 a 14 anos a mais, segundo esta pesquisa.
Relação entre corpo, alma e espírito
Como psicóloga e estudiosa na área, enfatizo que todas as nossas ações e pensamentos estão correlacionados, havendo uma relação direta entre nosso corpo, alma e espírito, logo essas intervenções não ocorrerão de forma diferente nas condições e práticas espirituais e religiosas. Portanto, tanto o nosso corpo, como as nossas emoções serão influenciados e estabilizados em virtude de nossas práticas espirituais – oracionais – podendo gerar na pessoa uma sensação de segurança, tranquilidade, esperança, felicidade e bem estar, que influenciará diretamente na diminuição dos medos, ansiedades, raivas, tristezas e desesperanças. Isso significa que a pessoa que realiza constantemente exercícios oracionais pode com tempo ir tornando-se menos impulsivo, ficando com o tempo menos ansioso e sentindo-se mais leve, feliz, seguro e realizado, adquirindo assim mais saúde física, mental e espiritual.
Para se realizar práticas oracionais, seja ela (vocais ou contemplativas) se faz necessário uma fé, uma crença espiritual, a qual eleva a pessoa para uma dimensão além dela mesma, chamamos essa atitude de Autotranscendência. E essa capacidade já é especificamente humana, que pode ser perfeitamente traduzida como uma atitude de fé, a qual permite a pessoa, uma espécie de relação com o Divino, com o sobrenatural, convocando a estes a experimentar verdadeiros encontros existenciais, mediante diálogos sinceros, abertos e autênticos vindos de uma profunda confiança em Deus. Os efeitos possíveis desses verdadeiros encontros podem ser evidentes nas transformações de vida, nas reconciliações familiares, nas superação de crises e conflitos e contribuir nos tratamentos de doenças crônicas e psicológicas como: depressão, pânicos, ansiedades, estresses, vícios, assim como diminuir os fatores de riscos em virtude de drogas, violência e suicídios.
Logoterapia
A espiritualidade humana, segundo a Logoterapia, parte da dimensão noética a qual é inerente a toda pessoa humana, e esta não pode ser entendida a nível categórico, medido, provado, ela é um processo experimental, apenas o sujeito que vivencia a prática religiosa, mediante a sua fé, poderá descrever os reais impactos, efeitos, sensações e consequências dessa relação com o Divino e descrever o verdadeiro sentido dessa vivência sobrenatural em sua vida.
Nós enquanto Psicólogos devemos manter a continuidade do diálogo entre religião e psicologia, no sentido de buscar uma compreensão recíproca tão indispensável numa era de tanto pluralismo, resgatando, para a ciência e para nossas práticas terapêuticas, uma visão integral do homem, reconhecendo nestes uma essência divina (sentido último) que comporta em cada ser.
Eu, enquanto psicóloga – Logoterapeuta, reconheci o sentido de minha fé e assim descobri a minha essência quando comecei a frequentar a Comunidade Católica Shalom e hoje como Consagrada Definitiva venho exercendo a minha profissão como cumprimento da missão que Deus me confia diante de meus pacientes. Através do verdadeiro amor de Deus aprendi a amar o próximo, a ouvir as necessidades do outro que sofre em busca de um consolo profundo com uma sede profunda de uma paz interior. Aprendi que é através do amor e da paz que eu preciso ajudar outras pessoas a descobrirem também o verdadeiro sentido de sua vida – Deus.
Milena Barreto Aires,
Consagrada Definitivo na Comunidade Católica Shalom.
Reside atualmente em Fortaleza- Ce.
Formada em Psicologia e com especialização em Logoterapia.