Formação

Fé e Razão

comshalom

fé e razão“O homem não separe o que Deus uniu”. Estamos habituados a ouvir estas palavras durante as celebrações matrimoniais, mas restringi-la somente a tais ocasiões seria um pouco redutivo. Deus, que é amor, cria tudo para a beleza e para a unidade, e cria no homem um interlocutor capaz de escolher livremente e responsavelmente a Sua oferta de Pai, porque sem liberdade não pode existir uma autêntica relação de amor.

“É ilusório pensar que, tendo pela frente uma razão débil, a fé goze de maior incidência; pelo contrário, cai no grave perigo de ser reduzida a um mito ou superstição. Da mesma maneira, uma razão que não tenha pela frente uma fé adulta não é estimulada a fixar o olhar sobre a novidade e radicalidade do ser. À luz disto, creio justificado o meu apelo veemente e incisivo para que a fé e a filosofia recuperem aquela unidade profunda que as torna capazes de serem coerentes com a sua natureza, no respeito da recíproca autonomia. Ao desassombro (parresia) da fé deve corresponder a audácia da razão”. (Fides et Ratio 48)

A Igreja, pelo fato de ser depositária da revelação de Jesus Cristo- Caminho, Verdade e Vida (Cfr. Jo 14,6)  -, reafirma a necessidade da reflexão sobre a verdade:

A necessidade de um alicerce sobre o qual construir a existência pessoal e social faz-se sentir de maneira premente, principalmente quando se é obrigado a constatar o caráter fragmentário de propostas que elevam o efêmero ao nível de valor, iludindo assim a possibilidade de se alcançar o verdadeiro sentido da existência. Deste modo, muitos arrastam a sua vida quase até à borda do precipício, sem saber o que os espera. Isto depende também do fato de, às vezes, quem era chamado por vocação a exprimir em formas culturais o fruto da sua reflexão, ter desviado o olhar da verdade, preferindo o sucesso imediato ao esforço duma paciente investigação sobre aquilo que merece ser vivido. A filosofia, que tem a grande responsabilidade de formar o pensamento e a cultura através do apelo perene à busca da verdade, deve recuperar vigorosamente a sua vocação originária. É por isso que senti a necessidade e o dever de intervir sobre este tema, para que, no limiar do terceiro milênio da era cristã, a humanidade tome consciência mais clara dos grandes recursos que lhe foram concedidos, e se empenhe com renovada coragem no cumprimento do plano de salvação, no qual está inserida a sua história . (Cfr. FR 6.)

Quando alguém critica ou duvida da comunhão entre fé e razão, no fundo está marcado pelo fideísmo ou pelo racionalismo: O primeiro propõe essencialmente uma fé sem ou contra a razão: quem crê não somente é dispensado da razão, mas deve exorcizá-la como uma perigosa tentação. Considera a razão como sinônimo de arrogância e de presunção, ou seja, uma inimiga do mistério. Por outro lado, o racionalismo opõe a razão à fé e considera que a fé, para ser levada à sério, deve deixar-se avaliar pela razão.

Ao contrário do que afirmam os fideístas, a fé não começa onde falha a razão, quase fosse construída sobre os seus escombros; nem é contrária ao bom senso. No NT vemos dois verbos que se tornam sinônimos de fé: “conhecer” e “saber”. A existência de Deus não é indicada no NT como objeto da fé, mas sim o amor de Deus:

“Nós temos reconhecido o amor de Deus por nós, e nele acreditamos” (1Jo 4,16).

Na razão humana Deus não criou uma faculdade inimiga, mas a possibilidade de anunciar-Se, de manifestar-Se como aquele mistério que precede e acompanha a existência do homem. Antes de ser a elevação do homem a Deus, a razão é a descida de Deus ao homem, porque Ele habita na razão humana para poder falar-lhe ao coração. A fé só pode afirmar-se onde o homem conhece a verdade e a liberdade e é na razão acontece um primeiro encontro com a verdade de Deus, capaz de fascinar, de libertar de todos os ídolos, da confusão de confundir o Único com aquilo que não é.

Quando o homem diz creio, ele mostra não entender ser aquilo que ele pode ver, ouvir e tocar a totalidade de tudo o que lhe diz respeito, que ele não considera o espaço de seu mundo delimitado por aquilo que ele pode ver e tocar, mas que está à procura de uma segunda forma de acesso à realidade, e a essa forma ele chama de fé; ela é a opção de não considerar irreal o que não se pode ver e o que de modo algum pode ser colocado no campo visual, acreditando que justamente aquilo que não é visível representa a verdadeira realidade que sustenta e possibilita toda a realidade restante. Em outras palavras: ter fé significa decidir que no âmago da existência humana há um ponto que não pode ser alimentado e sustentado pelo que é visível e tangível, mas que toca na fimbria daquilo que não é visível, a ponto de este se tornar tangível para ele revelando-se como algo indispensável à existência (Cfr. Josefph Ratzinger, Introdução ao Cristianismo, pg. 39).

O amor, como afirma Ricardo de São Vitor (‘Ubi amor ibi óculos’), comporta sempre um olhar capaz de vê-lo. Um tipo de amor que se propõe a quem não pode nem vê-lo nem acolhê-lo seria absurdo! Ver o amor significa que este dom me envolve e me compromete e, portanto, pede a minha visão, a minha audição, o meu coração. E na linguagem bíblica “coração” assemelha-se mais a razão, como uma faculdade que decide sobre aquilo que lhe se manifesta. A fé é um tipo de conhecimento que, se quero fazer experiência de um dom, não posso permanecer sozinho, mas devo confiar no outro.

Instituto Parresia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *