São Gabriel
Seu nome significa “homem forte de Deus”. O Arcanjo Gabriel aparece nas escrituras pela primeira vez no livro de Daniel, o ajudando a interpretar suas visões e sonhos e no Novo Testamento é o que leva a mensagem do Anúncio à Virgem Maria, a mais importante e belíssima mensagem.
Recorramos a São Gabriel em nossas dúvidas vocacionais e sobre a vontade de Deus para nós, peçamos também a ele a intimidade com o coração da Virgem Maria.
São Rafael
Seu nome significa “Deus cura”. É o promotor da cura e intercessor dos viajantes. As Sagradas Escrituras nos conta que o Arcanjo assumiu forma humana e apareceu a Tobias como um jovem de belo aspecto e equipado como para uma viagem. O anjo o conduziu a seu destino e o instruiu em todo o caminho, além de lhe levar a cura de sua cegueira.
Clamemos a intercessão de São Miguel pelas curas que necessitamos e peçamos a ele a condução em nossos caminhos.
São Miguel
Seu nome significa “Quem como Deus?”, o que quer dizer que ninguém é como Deus.
O Arcanjo São Miguel aparece nas escrituras primeiramente no livro de Daniel, onde o profere escreve: “O chefe do reino persa resistiu-me durante vinte e um dias; porém, Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro. (…) Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe” (Dn 10,13.22). Depois aparece no livro de Judas, onde é relatada uma batalha sua com o demônio pelo corpo de Moisés e, por fim, no livro do Apocalipse Miguel lidera os anjos numa batalha contra o Dragão.
É o Arcanjo das batalhas espirituais! Recorramos a ele, não nos desesperemos, pois temos um amigo forte à disposição para brigar por nós e nos proteger.
Os anjos, sendo uma realidade de fé, suas obras são manifestadas àqueles que têm fé e se colocam sob a proteção dos mesmos. Podemos pedir a intimidade dos Arcanjos a eles próprios, rezando a eles e os adotando como amigos próximos.
Um santo muito próximo dos anjos era São Padre Pio, que, constantemente tentado pelo demônio, ao clamar, recebia prontamente auxílio destes amigos celestes em suas necessidades.
Não percamos a graça! Recorramos a estes amigos dispostos a nos ajudar.
“Pois Ele [Deus] dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos. Em suas mãos te levarão para que teu pé não tropece em nenhuma pedra” (Sl 91,11-12)
Paula Karoline | Shalom Santo Amaro
