Nesta quinta-feira (28), por meio de um decreto, a Penitenciaria Apostólica, da Santa Sé, estendeu para todo o mês de novembro a possibilidade dos católicos obterem indulgência plenária, por ocasião do dia dos Fiéis Defuntos. Essa medida foi preventiva por conta da situação ainda tão presente de pandemia no mundo inteiro.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Essa é a segunda vez que a Penitenciária Apostólica resolve estender esse benefícios para os fiéis. No ano passado, o setor da Santa Sé já havia feito isso. Vale destacar que a indulgência é definida no Código de Direito Canónico (cf. cân. 992) e no Catecismo da Igreja Católica (n.º 1471) como “a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada”, que o crente obtém em “certas e determinadas condições pela ação da Igreja”.
Leia também | Conheça 7 maneiras de ganhar Indulgência plenária no Ano de São José
O Dia dos Fiéis Defuntos, também conhecido como Dia de Finados, é celebrado em 2 de novembro. A data vem do final do primeiro milênio quando o Abade de cluny, Santo Odilão, orientou que no ano de 998 em todos os mosteiros de sua Ordem se fizesse uma evocação de todos aqueles que partiram rumo ao céu do princípio da história até o fim do mundo. Em 1915, o Papa Bento XV ampliou esse data para toda a Igreja.
Leia também | Passo a passo para obter indulgência plenária e buscar a contrição perfeita