Notícias

Conheça 7 maneiras de ganhar Indulgência plenária no Ano de São José

O Catecismo ainda ensina que “a  indulgência é parcial ou plenária, consoante liberta parcialmente ou na totalidade da pena temporal devida ao pecado”.

comshalom

No dia 8 de dezembro de 2020, por ocasião do 150.º aniversário do Decreto  Quemadmodum Deus, com o qual o Beato Pio IX  declarou São José Patrono da Igreja Católica, Papa Francisco abriu o Ano de São José, que se estenderá até dia 8 de dezembro de 2021. 

Na mesma data, a Penitenciária Apostólica lançou um decreto que prever múltiplas formas de obter Indulgência Plenária neste tempo. Ao todo, são 15 maneiras de se lucrar esta graça no Ano de São José. 

O que é Indulgência Plenária ?

Na definição do Catecismo da Igreja Católica, Indulgência  “é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos” (CAT 1471).

O Catecismo ainda ensina que “a  indulgência é parcial ou plenária, consoante liberta parcialmente ou na totalidade da pena temporal devida ao pecado”. Também vale lembrar que “o  fiel pode lucrar para si mesmo as indulgências […], ou aplicá-las aos defuntos” (Cf. CAT 1471)

As 7  maneiras para lucrar Indulgência plenária no Ano de São José

1 – Concede-se a Indulgência plenária a todos os que meditarem na oração do Pai Nosso durante pelo menos 30 minutos, ou então, participarem num retiro espiritual, de ao menos um dia, que inclua uma meditação sobre São José.

2 – Aqueles que, a exemplo de São José, praticarem uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, poderão igualmente obter o dom da Indulgência plenária.

Obras de Misericórdia Corporais, clique aqui.

Obras de Misericórdia Espirituais, clique aqui

3 – Concede-se a Indulgência plenária em favor dos fiéis que rezarem o Santo Rosário (Terço) em família e entre noivos.

4 – Poderá, portanto, conseguir a Indulgência plenária quem todos os dias confiar a sua atividade à proteção de São José e todos os fiéis que invocarem com orações de intercessão o Artesão de Nazaré a fim de que, quem procura trabalho, possa conseguir emprego, e o trabalho de todos seja mais digno.

5 – Concede-se a Indulgência plenária aos fiéis que rezarem as Ladainhas de São José (para a tradição latina), ou o hino Akathistos a São José, integralmente ou ao menos em alguma das suas partes significativas (para a tradição bizantina), ou ainda outra oração a São José, própria de outras tradições litúrgicas, em favor da Igreja perseguida ad intra e ad extra e pelo alívio de todos os cristãos que sofrem qualquer forma de perseguição.

6 – Esta Penitenciaria Apostólica concede a Indulgência plenária aos fiéis que recitarem qualquer oração legitimamente aprovada ou ato de piedade em honra de São José, por exemplo “A Vós, São José”, especialmente nos dias 19 de março e 1 de maio, na Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, no Domingo de São José (segundo a tradição bizantina), no dia 19 de cada mês e em cada quarta-feira, dia dedicado à memória do Santo, segundo a tradição latina.

7 – No atual contexto de emergência sanitária, o dom da Indulgência plenária é especialmente concedido às pessoas mais idosas, aos enfermos, aos agonizantes e a todos os que, por legítimos motivos, estão impossibilitados de sair de casa, se, com espírito desapegado de qualquer pecado e com a intenção de satisfazer, logo que possível, às três condições habituais, em suas próprias casas ou onde o impedimento as retiverem, rezarem um ato de piedade em honra de São José, conforto dos enfermos e Padroeiro da boa morte, oferecendo com confiança a Deus as dores e os incómodos da sua vida.

Como obter Indulgência plenária? 

A Indulgência Plenária é concedida, nas condições do costume quando o fiel faz sua confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre. No contexto de pandemia, Papa Francisco apresentou a contrição perfeita, meio urgente para quando não se consegue confesse confessor. 

Confira os manuais que a Comunidade Shalom preparou  ensinando o passo-a-passo para se fazer uma contrição perfeita e sobre a obtenção de Indulgência neste período. Baixe agora!

Orientações para Indulgência Plenária | Orientações para Contrição Perfeita

Reze conosco:

Novena de São José

Oração de São José do Papa Francisco

 

[CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA ESPECIAL DE SÃO JOSÉ]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *